O que fazer com o choro do bebê?

Feita por >Amanda · 11 mai 2015 Terapia familiar

Tenho um bebê de 6 semanas que só queria ficar no peito, então coloquei horário para as mamadas num intervalo de uma hora, mas o choro é sem parar, em uma hora ele chora uns 40 min. Já vai fazer 15 dias assim e só no colo, às vezes para com a chupeta mas tem que por luftal. Tem sido horrível para mim e com certeza para o meu bebê também. O que eu faço? Já tentei músicas, som do útero, enrolalo e nada adianta, só o luftal na chupeta. Me ajudem!

A melhor resposta 12 MAI 2015

Olá Amanda!
O ideal é levá-lo ao Pediatra urgentemente, uma vez que, essa situação já está ocorrendo há vários dias. Não é indicado tomar a iniciativa de administrar medicação sem ser prescrita pelo médico, pois isso pode mascarar o que, de fato, pode estar ocorrendo. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

15 MAI 2015

Ola Amanda,
Leve seu filho ao pediatra para investigar alguma causa física. Nessa idade começam as colicas que causam bastante desconforto ao bebe, massagem de leve na barriguinha e banho morno no "ofurô" auxiliam a dimuir o desconforto da cólica, mas se for o seu colo que o acalma e o alivia... ofereça o colo, se é mamar... ofereça o peito, esteja em contato com seu bebe e faça o que sentir ser o melhor para ele.
O nascimento de um filho é um turbilhão de emoção para os pais, que entre outras coisas se vestem de responsabilidade e cobranças. FIQUE TRANQUILA... cuide de sua respiração, de sua alimentação e de sua mente. Seu filho sentirá sua PAZ, seu bem-estar e terá segurança e tranquilidade para passar por esses desconfortos.
Espero ter ajudado.
Abraços e muito amor!
Lúcia Helena Sampaio
Psicologa

Espaço Ser Psicólogo em Brasília

9 respostas

13 MAI 2015

Amanda muito natural alguns episódios nessa tenra idade. Um deles é a cólica. Vc pode utilizar uma toalhinha morninha e colocar sobre a barriguinha de seu bebê, vc pode ligar para o pediatra e marcar uma consulta para um diagnóstico onde poderá ajudar nesse comportamento do seu bebe. Só não sacode esse criança ao tentar acalentar..

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

12 MAI 2015

Olá Amanda! Creio q o melhor a fazer é consultar um pediatra pra ele avaliar a situação. Esta fase é de mtas cólicas, gases e outros desconfortos, mas só o médico pode prescrever medicamentos ou condutas adequadas. Um abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

12 MAI 2015

Oi Amanda, não sei onde você mora, mas procure o centro de amamentação de sua cidade, lá certamente existirá um grupo de apoio para ajuda-la neste primeiro momento, nas suas dúvidas. E sempre bom podermos contar com um grupo de apoio neste momento, você vai ver. Siga sua intuição quanto a horários (será que precisa ser de 3 em 3 horas?), procure descansar o maximo possível. Logo vocês dois vão se ajustar e tudo seguirá bem.

12 MAI 2015

Olá Amanda. Se ele não tinha esse comportamento, e há 15 dias mudou, algo pode ter acontecido. Você o está amamentando com leite materno ou mamadeira? Bebês costumam ter muita cólica conforme o tipo do leite!
E se ele só cessa de chorar com medicação - luftal concordo com as colegas, procure um pediatra e relate o caso, tirando todas suas dúvidas. E tente descansar, quando possível, relaxar ajuda na amamentação (se for o caso) e interfere em seu nível de aceitação ao bebê.

Simone Abramoff Santos Psicólogo em Osasco

9 respostas

12 MAI 2015

Amanda veja com o pediatra se seu bebê não tem refluxo.

12 MAI 2015

Boa noite Amanda, acredito que o melhor a ser feito é consultar o pediatra pra fazer uma avaliação do bebê. Procure manter a calma e não se preocupe em estabelecer logo uma rotina pra seu filho. Procure deixá-lo a vontade nas mamadas, bebês nessa fase fazem seus horários, com o tempo você poderá estabelecer uma rotina. Procure manter a calma e curtir esse momento que é de dedicação a ele. Boa sorte.

12 MAI 2015

Boa noite! O ideal é procurar um bom pediatra, essa idade a criança tem muita cólica, esse pode ser o problema. Estou a disposição!

12 MAI 2015

Olá Amanda! Essa é uma fase em que vocês estão se adaptando ainda. Ás vezes o bebê sente algum desconforto e acalma quando está juntinho da mãe. Procure amamentar em Livre Demanda, é muito cedo para seu bebê seguir horários. Um bom pediatra irá te auxiliar com essas questões e lembre-se: qualquer medicação só quando o pediatra prescrever! Cuidado também com a sua alimentação e beba muita água! O descanso támbem é muito importante e fundamental! Vai ficar tudo bem!

Vanessa Gallo Silva Psicólogo em São Bernardo do Campo

4 respostas

12 MAI 2015

Oi Amanda. Concordo com a psicóloga Ticiana. Seu bebe é praticamente recém nascido. Tem apenas 1 mes e meio de vida. Nesta fase os bebes costumam dormir muito, e pelo que entendi, o seu tem chorado bastante. Recomendo procurar rapidamente o pediatra, e se for o caso, buscar a opinião de um segundo pediatra, e quem sabe até, um pediatra homeopata. Descartado algum problema físico, pode ser que a homeopatia auxilie. E para você, sei que esta fase não é fácil, pois já passei por isto, mas na medida do possível, procure ficar calma, pois sua agitação e nervosismo passará para o bebe, inclusive pelo leite.Não sei se tem familiares que possam te ajudar a ficar um pouco com o bebe para você descansar.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

12 MAI 2015

Olá Amanda!!!

Nos primeiros meses de vida o bebê está se adaptando ao mundo ao qual acabou de chegar, e por muito cansados que os pais estejam, o bebê não sabe disto, logo chora sempre que percebe a mudança no local em que ficou por nove meses, algo que lembre o ambiente aconchegante quando estava dentro do útero. Mas com o passar dos meses(não semanas) o bebê começará a ter a capacidade para se tornar mais independente, só que ele ainda não sabe e precisa da ajuda dos pais. Assim o ideal é habituar é que: este espaçamento seja feito em pequenas doses, ele vai chorar, você espera um pouco, deixa que ele chore e depois coloca no seu colo, e aos poucos você vai aumentando este tempo, sempre em pequenas doses, Com certeza o bebê vai assimilar este comportamento aprendido. Agora nada impede que você também procure um pediatra de sua confiança para outros esclarecimentos que este profissional julgue necessário. Aline,seu filho tem apenas seis semanas, de tempo ao tempo, muito embora seja desgastante, faz parte e entenda que tanto a função materna, como a paterna são muitíssimo importantes para o processo de humanização desta criança.Algumas culturas tem por hábito manter os bebês sempre colocados junto ao corpo da mãe com uma espécie de tira-a-colo, chamado de "Wrap Sling" para as posições de recém nascido, peito a peito e de frente pro mundo ... E para você ficar ainda mais tranquila, seria preocupante se o bebê não chorasse!!!

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

12 MAI 2015

Olá, Amanda. Enquanto psicóloga, a única recomendação que me sinto apta a fazer em relação ao seu filho, é leva-lo ao pediatra. Mas em relação à você, aconselho que tente manter a calma, para que o seu grau de ansiedade não interfira, inclusive nas horas de mamadas do seu filho. Acredito que deve estar sendo estressante para você essa situação, mas a melhor coisa a se fazer é procurar manter a calma, e passar uma tranquilidade para seu bebe, o que você, provavelmente conseguirá, após a consulta com um médico especializado. Boa sorte e espero ter ajudado.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

11 MAI 2015

Olá Amanda!
De fato, você deve estar vivendo uma situação muito angustiante. E quando ficamos imersos em muita angústia fica até difícil conseguirmos pensar e se conectar aos outros.
Eu sugiro a você observar seu bebê. Como é o seu choro? Tem lágrimas? É agudo? Quanto tempo depois que seu bebê começa a fazer ruídos ou a chorar você ou alguém o atende?
Dependendo do tipo de choro pode ser um problema diferente. Geralmente os associados a dor são mais agudos e "comoventes"
Quando você conta do luftal, imagino que percebe que seu bebê está com gases, o que gera dor e incômodo. Como tem sido a alimentação? Ainda está somente amamentando ou já dá outros alimentos? Houve mudanças na alimentação? Se ainda está no peito, houve mudanças na postura ou modo de segurar o bebê?
Enfim, tente primeiramente se acalmar e ter a mente mais tranquila para observar a si e ao seu bebê, investigando as possíveis relações entre os acontecimentos e o choro, bem como o tipo de choro.
Espero ter lhe ajudado, e boa sorte!

​Carmem Gil Coury Psicólogo em São Carlos