O que fazer com idoso que não quer tomar banho?

Feita por >Adilson · 29 mar 2016 Psicologia social

O que fazer com idoso que não quer tomar banho? Ele perdeu totalmente a noção de higiene.

A melhor resposta 30 MAR 2016

Olá Adilson. Concordo com a colega Ussénade Maria. Além disso é necessário fazer uma investigação mais profunda para verificar se o seu idoso está desenvolvendo um quadro de depressão, senilidade normal ou se, por acaso não tem sintomas de alguma doença degenerativa mais grave. Minha sugestão é que ele seja encaminhado a um geriatra para uma avaliação mais apurada e verificar a necessidade de um tratamento com psicólogo. Parabéns pela iniciativa de procurar ajuda para esta pessoa que, pelo visto lhe é muito querida.
Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

30 MAR 2016

Bom dia Adilson! Todas considerações anteriores feitas pelos meus colegas, tais como atentar para existência de outros conflitos adjacentes, como depressão ou problemas de senilidade e a necessidade de ter paciência e tentar compreender o mundo deste idoso, foram validas e acredito terem lhe ajudado muito.
Não sei como é sua rotina, se moram juntos ou não, mas teria a acrescentar a ideia de que trabalhar suas próprias expectativas sobre este idoso é algo que pode lhe ajudar a aceitar algumas coisas que não podem ser mudadas nas outras pessoas. Claro que poder se expressar sobre o que lhe é importante e suas preocupações quanto ao cuidado desta pessoa é fundamental, mas se sente que fala, repete e não é ouvido, passará a ficar aflito, cansado, inquieto e consequentemente sofrerá não é mesmo? Portanto, pensar em si, reavaliar suas expectativas e flexibilizar as que forem possíveis se serem flexibilizadas, poderá alivia-lo em muitas coisas. Às vezes, achamos que aquilo que é bom para gente será também para o outro, mas somos diferentes, em gostos, prioridades, princípios, momentos de vida e necessidades, refletir e compreender isso profundamente ameniza nossas aflições e muitas vezes transforma comportamentos outrora insuportáveis, em algo mais leve de convivermos!
Se concluir com todas essas dicas que não poderá mudar a atitude deste idoso e na ausência de alguma outra moléstia senil ou afetiva a ser tratada, pense mais em você. Procure se cuidar e enriquecer sua vida com atividades que lhe ajudem a se conhecer e melhorar sua qualidade de vida... pensando em seu bem estar, talvez consiga tolerar melhor estas coisas que lhe incomodam, passando a sofrer menos. Fica a dica!
Atenciosamente,
Karina Peronti R. Bicalho.

Karina Peronti R. Bicalho Psicólogo em São Carlos

7 respostas

30 MAR 2016

Olá! Bem banho é uma questão de higiene e saúde, até porque PIDE formar fungos, bactérias, infecção etc...não tem querer... Não há um lugar se quer que mesmo demenciados ficarão sem tomar banho, sendo queixosos ou não... Imagina vc em clínica dez idosos decidem não tomarem banho, e se realiza a vontade deles? Ou se isso acontecer em um hospital? Reclamando ou não... Chuveiro, porque falta de cuidado com idosos da processo. Porém há de ter paciência, dizendo... Vc quer queira ou não...vai tomar banho...é seu direito reclamar...assim como é meu dever dar lhe o banho... Ainda vá brincando... Repita... Vc está no direito...e eu no dever...e durante o banho vá dizendo que ele ou ela pode aproveitar esse momento para relaxar, pensar em algo bom, coloque uma música no banheiro e se for o caso peça ajuda para uma cuidadora, elas TB tem um jeito bom para acompanhar nesses momentos. Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 MAR 2016

Bom dia Adilson
O que acontece é que algumas pessoas idosas não vêem a necessidade de tomar banho porque para ele não faz nenhum sentido, pois além de suas limitações física, pode está desenvolvendo um estado depressivo, principalmente se este idoso sempre teve uma vida muito ativa, independente e encontra-se pela própria idade limitado em suas ações, é como se ele não tivesse motivo para continuar vivo, então na sua cabeça não faz sentido hábitos de higiene. Ele pode também não está querendo ter que precisar da ajuda de outra pessoa para cuidar dele por entender que não é criança e nem querer receber ordem de filhos porque é pai e não filho. Idoso com personalidade forte e independente não muda com o tempo, porque ele não sabe depender de ninguém e isso para ele é uma ofensa a sua identidade de homem e pessoa, então no geral é muito resistente a todo tipo de ordem e limites.
Entendo que não é fácil entender, porém tente abrir mão do seu mundo e tente entende-lo, conversar com ele e escutá-lo, pois, abrir mão de sua independência, de sua autonomia e ter que depender do outro é muito doloroso para ele e para qualquer pessoa. Tenha mais paciência com, tente enxergar o mundo dele. Boa sorte!
Atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife