O que faço da vida?

Feita por >Mari · 15 mai 2022 Angústia

Tenho 34 anos, casada e tenho uma filha de 2 anos.

Olá, boa noite! Ando angustiada e me comparo o tempo inteiro.
Sinto que não sou boa companhia, boa amiga, boa esposa e boa mãe. Gostaria de ser mais sociável e simpática, mas simplesmente travo, me sinto mal com meu corpo, mesmo sabendo que não sou como visualizo! Necessito de atenção o tempo inteiro e as vezes sinto inveja da vida de outras pessoas! É muito triste, as vezes penso que se eu morresse eu não faria diferença na vida de ninguém!

A melhor resposta 16 MAI 2022

Olá, Mari
Já ouviu aquela frase que diz que "todo excesso diz de uma falta"? Talvez tenha algo por traz desse sentimento de inferioridade e necessidade de outras pessoas. Pensar nessa relação num contexto onde possamos ver tua história, teu passado e tuas relações anteriores pode nos ajudar a compreender isso melhor, mas não acho possível te dar um conselho qualquer antes disso, uma vez que se trata de uma história muito própria sua.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

20 MAI 2022

Oi, Mari! Trabalhar na terapia como desenvolver suas habilidades sociais poderia te ajudar a se admirar mais, já que é um pouco de quem você gostaria de ser. O compromisso deve ser esse: fazer coisas que façam aumentar sua admiração por si mesma. Há de se avaliar se as pessoas de quem você sente inveja mostram aquilo que você realmente gostaria de desenvolver ou são como a sociedade impõe como certo/bom. Às vezes a inveja pode revelar o que a gente almeja e podemos utilizar essa informação pro nosso desenvolvimento, mas às vezes é só imposição de um ideal externo. Olhe mais para suas conquistas, suas realizações. Você gerou um ser humano com seus próprios recursos! Vê a potência disso? Somos tudo pros nossos filhos. Na idade antiga as mulheres eram tidas como deusas na terra por nossa capacidade de criação de novos seres humanos. Se olhe mais a partir dessa perspectiva. Se precisar de ajuda, estou aqui!

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

19 MAI 2022

Olá Mari, espero que esteja tudo bem com você!

Mari, você apresenta um quadro de queixa generalizada de sua vida, de sua autoimagem e de si própria. Esse seu sentimento constante de que não é suficientemente boa naquilo que faz está prejudicando seu desempenho em várias áreas de sua vida, e em seu próprio desenvolvimento pessoal. É muito interessante investigar o que está por trás destes seus sentimentos de insegurança e de insatisfação, buscando entender como você chegou nesse ponto. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a entender quais as causas deste comportamento que apresenta, e como você pode modificá-los para encontrar uma forma de atuação no mundo que seja mais favorável para você, que faça você se sentir melhor. De qualquer forma, comparações não são saudáveis, e devemos entender que cada um se desenvolve em seu próprio ritmo, mas sempre com uma direção previamente estabelecida. Por isso, o indicado é que você entre em um processo psicoterapêutico, e busque esse autoconhecimento tão importante para provocar a mudança que você deseja em sua vida e em seu contexto emocional e mental. A partir da psicoterapia, com certeza você terá mais clareza sobre si própria e sobre o melhor caminho a seguir em seu desenvolvimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 MAI 2022

Oi, Mari
Sei que pode ser difícil, mas tente não se comparar tanto com as outras pessoas. Cada um tem uma história de vida única e é um ser único. Essa questão de comparação, pode estar refletindo falta de autoconhecimento e autoestima. Tente pensar em você mesma e na sua história, dando a importância e reconhecimento que merece. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

17 MAI 2022

Oi Mari,
O problema todo parte do desconhecimento de ti mesma, não sabe quem você é, não sabe a respeito da sua verdadeira identidade, não sabe do objetivo da sua vida, não percebe como você se enxerga, não sabe como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar a realidade, o ambiente, por que tem esta forma de ser, de se relacionar e de amar.
Você aprendeu muita coisa através dos pais, do ensino, da sociedade, da religião, das crenças... está tentando fazer tudo direitinho conforme o sistema quer, mas não está encontrando as respostas que a vida requer e por isso os sintomas que está sentindo.
Os conceitos sobre “ser boa” são do sistema... para a vida nada é bom e nada é ruim, nada é certo e nada é errado, tudo são possibilidades de aprendizagem... a vida te deu a liberdade para fazer todas as experiências que quiser; te deu o livre arbítrio para escolher, mas você se apegou ao que o sistema ensinou.
Você não tem que ser boa para os outros, tem que ser boa para si mesma; apesar de ser esposa, mãe, amiga... não foi para isso que você veio aqui... veio aqui para se realizar, para ser feliz.
Você precisa recuperar a ti mesma, precisa fazer Psicoterapia de autenticação, certificar-se de acordo com as coordenadas da vida, aprender a ser DONA da sua vida, ter controle sobre as suas emoções, recuperar a divindade que há em você e deixou de lado para seguir o que o sistema queria. Não é por acaso você estar aqui... está aqui para exercer a tua função e ser diferente de todos... isso é essencial para você e para a humanidade.
Claro que é uma escolha tua... você fica se quiser, você se qualifica se você quiser;
Se quiser desistir, tens a liberdade... será uma pena para você mesma porque terá que voltar de novo para refazer o que não fez. Portanto, aproveita tua estada neste planeta para fazer a ti mesma.
Aprimore-se ... o que está sentindo é o apelo da vida para se corrigir, onde, então tudo mudará.
Abraços

5817 respostas

17 MAI 2022

Mari vc já pensou em fazer terapia?
Vai te ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAI 2022

Olá Mari! Obrigado por escrever. As pessoas não são comparáveis: cada uma é única, rica de possibilidades e potenciais; cada uma tem sua história, metas, corpo, memórias, habilidades, configuração familiar. Será preciso desvendar tuas riquezas internas. No fundo, seu fechamento é uma luta por cuidar e proteger tuas riquezas e potencialidades. Lembre-se: quando invejo, quero ter ou ser. Isso não é ruim (querer ter ou ser) Ter e ser envolve construção gradativa, com estratégias e técnicas. É preciso cuidar da ansiedade para poder lidar com o tempo e a dedicação, necessários para as conquistas mais consistentes.
Será muito proveitoso você aprofundar essas questões com a ajuda de um psicólogo.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão atuais. Há muitos falsos políticos, mais ainda, falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações e criadouros do mosquito.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional