O que está acontecendo comigo ultimamente?

Feita por >VSILVA18282 · 20 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Faz um tempo que eu evito chorar ou demonstrar qualquer emoção desse tipo, pois achava que se fizesse isso eu estaria agindo como uma pessoa fraca, mas essa semana eu tentei colocar tudo pra fora pra ver se eu melhorava, eu não consegui derramar sequer uma lágrima, por mais que eu quisesse e tivesse muito triste eu não conseguia. Também não consigo demonstrar afeto por alguém, não consigo demonstrar que amo essa pessoa seja em texto ou pessoalmente.

A melhor resposta 21 JUN 2022

Olá
Imagino que deva ser difícil viver com essa barreira emocional. Que permissões são possíveis quando falamos em demonstração de afeto? O que o mundo lhe ensinou sobre isso? Qual o histórico dessa vivência para ti?
Você trouxe uma experiência e me pergunto sobre o sentimento por trás dela. Acredito que você tenha feito o melhor possível até aqui, que chegou até o dia de hoje fazendo o melhor que conseguiu para se ajustar a esse histórico.
Entretanto, essa forma de viver já não é mais do teu desejo, aparentemente. Por isso penso que um processo de terapia possa te ser muito válido. Escolha um profissional que consiga te acompanhar com a sensibilidade necessária e boa sorte :)

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

5 JUL 2022

B noite. Não demonstrar sentimentos pode ser triste, viver sem emoção. Mas essa questão pode ter fundo na sua infância, a forma como vc viveu. Traumas. Precisa ser analisado , pesquisado .
Faça terapia. Busque auto conhecimento.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 JUN 2022

Oi VSILVA,
Chorar faz bem, conversar sobre seus sentimentos faz bem porque põe pra fora... caso contrário, haverá somatizações e problemas na tua saúde. Contudo, só isso não resolve... precisa compreender o que está havendo e resolver.
Pode sim ter uma causa emocional que precisa curar.
Só um processo psicoterapêutico pode ver, analisar e curar!
Abraços

5817 respostas

21 JUN 2022

Olá Felipe espero que esteja bem. De acordo com sua pergunta levanto a hipótese de que possa estar em um processo de racionalização que é um mecanismo de defesa quando uma pessoa separa o fato do afeto, pois os sentimentos seriam muito difíceis… Acredito que pode ter passado por situações difíceis e que pode estar difícil entrar em contato com seus afetos. Abraços

Silvia Helena de Amorim Martins Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

21 JUN 2022

Olá VSILVA18282, espero que esteja tudo bem com você.

Compreender nossas emoções em detalhes, e conseguir expressá-las de maneira adequada, satisfatória, coerente com o que se está sentindo, é algo que pode exigir mais de determinadas pessoas, e isso é comum. Entrar em contato com esses sentimentos, compreendendo eles, buscando se conectar com eles, para entender o que eles tem a dizer para você, sobre você, é um caminho para expressá-los da maneira mais natural e positiva. Como você relata que de uns tempos para cá tem sentido essa dificuldade, e não sabe como isso aconteceu, nem os motivos para essa dificuldade ter se desenvolvido dessa maneira, pode ser interessante você buscar essa compreensão dentro de um processo de Psicoterapia, pois dentro desse processo você terá a oportunidade de obter mais autoconhecimento sobre si, e consequentemente ter a oportunidade de entender o que se passa com você, para ter ocorrido essa dificuldade de expressar seus afetos e emoções, até mesmo para outras pessoas. Se sentir necessidade de aprofundar essa questão, e obter autoconhecimento, um Psicólogo pode te auxiliar nesse processo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 JUN 2022

Olá VSilva!
Que bom que chegou até aqui!
Uma reflexão que fica aqui enquanto leio seu questionamento é: quais impactos isso que sente vem causando em sua vida? Nas mais diversas áreas, no seu dia a dia?

O primeiro passo para entender, elaborar e trazer mais funcionalidade ao que sente e faz é o autoconhecimento. E aqui, é o lugar para isso.
As sensações que descreve podem ser vistas como um reflexo de um ciclo de pensar/sentir que foi construído ao longo de sua história. Vamos aprendendo através das experiências de vida, das relações que constuímos, do nosso sistema familiar, padrões de comportamento que se tornam habituais mecanismos de defesa e ação diante determinadas situações ou sensações. Para identificar o que acontece, reconhecer o que é possível alterar ou amadurecer você pode fazer uso da psicoterapia para te ajudar profissionalmente a investigar o que realmente acontece ai, em seu mundo interno. Posso te dizer que é um movimento desafiador (como o é viver) porém totalmente fortalecedor.

Passamos a vida sentindo os efeitos de nossas emoções e o modo como fomos construindo mecanismos de ação e defesa ao longo de nossas histórias, nossas vivências. Amadurecer e se fortalecer é passar para um segundo nível, e aprender a manejar, gerenciar, lidar com esses efeitos tirando o melhor proveito disso.

Recomendo que busque alguma psicóloga com quem se sinta confiante e confortável e comece seu processo de autoconhecimento. Pode te ajudar muito com isso o que sente.

Conte comigo nessa jornada! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

21 JUN 2022

Olá VSilva! Obrigado por citar. Certamente não chorar esconde um grão de areia em uma praia, mas não esconde a praia. Em outras palavras, os outros te acharem ou não pessoa fraca, é pouquíssimo relevante. A questão é que você se acha uma pessoa fraca. Você sedimentou o medo de se expor, perdeu a desenvoltura para colocar para fora. Pode chorar, precisa chorar, precisa se permitir, com o apoio e companhia de pessoa adequada, poder chorar falando das dores que estão no conteúdo do choro. Certamente não será tão difícil.
Fingir ser forte não funciona pois não se pode enganar, nesse panorama, a si mesmo. Uma ótima estratégia para se fortalecer é lidar com a realidade da fraqueza humana, que acompanha a todos nós, e uma vez, conscientes dessa fraqueza, nos fazermos, por contatar a realidade, mais fortes.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais; muitos políticos são falsos, a maior parte dos ditos "líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações. Elimine os criadouros de mosquitos.