O que é isto que eu passo?

Feita por >Paloma · 28 out 2022 Abordagem psicológica

Sou obcecada por aparência, me acho horrível, sei que não tenho um rosto que possa ser considerado bonito, já meio que aceitei isso, só gostaria de não pensar nisso o tempo todo, acordo pensando nisso e durmo pensando nisso. Apesar de saber que não sou bonita, passo quase o dia inteiro fazendo expressões faciais em frente ao espelho (a ponto do meu rosto ficar dolorido) na tentativa de me achar pelo menos um pouco bonitinha, o que me atrapalha muito, porque gostaria de ter feito outras coisas durante o dia. De vez em quando, em momentos de muito estresse bato no meu próprio rosto, por ódio da minha aparência física. Hoje em dia, está difícil para eu sair em paz, se saio, me comparo com outras garotas e percebo o quanto estou em desvantagem e caio no choro, não tenho mais tranquilidade ao sair. Além de toda essa desgraça, ultimamente desenvolvi um certo tipo de raiva pelo esforço que preciso fazer para conseguir ter uma qualidade de vida melhor, por que preciso estudar tanto, trabalhar tanto, por que tudo exige esforço? Acho isso um saco, esgotante.
Já pensei em ir ao psiquiatra para tomar medicação, mas tenho medo que ela me engorde (aparência física me infernizando de novo).

A melhor resposta 5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 OUT 2022

Olá Paloma! Que bom que você escreveu! Buscando esclarecer o que é isso que você passa, cabe algumas observações importantes:
- Você, sentindo-se inferior nesse aspecto, fixa a observação e reflexão, mas não de forma justa, a faz já com o preconceito de que é não bonita;
- Beleza - ainda que com avaliação de cada pessoa - é uma parte entre milhares de componentes que fazem uma pessoa interessante. Vou citar alguns desses aspectos que fazem as pessoas bonitas e interessantes, sem precisar passar pela escravidão ao físico: sorriso contextualizado, alegria de viver, empatia, harmonia interior, originalidade, espontaneidade, imaginação, contemplação, degustação, bom humor, dentre outros aspectos.
Todas as pessoas foram crianças, ficaram adolescentes, jovens, adultos e idosos. A beleza de dentro e de fora, vão sendo aperfeiçoadas, conforme as pessoas vão amadurecendo, as fazendo mais doces. Laranja madura é laranja doce; pessoa madura é pessoa doce, agradável, harmônica.
Para isso você poderá se beneficiar muito mais de um trabalho científico com um psicólogo. É a autoestima que precisa ser olhada com maior abrangência.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Chega de ditadura!

8602 respostas

29 OUT 2022

Paloma,
Voce não se conhece, não sabe quem é e porque está aqui... acha que voce é o que enxerga.
A vida te deu a liberdade, no meio onde vieste a tua mente conseguiu estruturar este corpo e com este corpo, tem tudo o que precisa para realizar o que vieste fazer. Portanto, tem o corpo que precisa para vencer.
O resto, fica por tua conta: não gosta? corta fora! Comparar-se com outras mulheres? Cada uma é diferente, mas se voce quiser ficar na compararção, o prejuízo é sempre seu, tenha o rosto que tiver.
Voce é dona da sua vida. Estás aqui para se realizar ou para aparentar cpm outras?
A escolha é sua... e será o que escolher ser.
O grande problema que tens é o desconhecimento de ti mesma, está colocado o foco no local errado.
Quer se conhecer? Faça Psicoterapia