O que é catarse para a abordagem centrada na pessoa?

Feita por >marina loreto · 15 fev 2017 Psicoterapias

A melhor resposta 19 FEV 2017

marina......catarse e qdo vc tem uma descarga emocional que te leva á mudança....ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

17 FEV 2017

Olá!
Essa nomenclatura não consta na ACP, entretanto a catarse corresponde na abordagem centrada na pessoa o a livre experienciarão, quando esse individuo pode se expressar de forma livre. Poder falar e e expressar de forma livre seus sentimentos.
Quando esse individuo consegue ser livre ele esta sendo autentico e com isso poderá entrar no processo de mudança ( atualização)

Psicóloga Aliucha Belmiro Psicólogo em Belém

9 respostas

16 FEV 2017

Olá!
Desconheço o uso dessa palavra na ACP.
Esse termo é utilizado na psicanálise, quando há expressão de conteúdos afetivos (emocionais) ligados a experiências desagradáveis que estavam recalcadas (inconscientes), seja pela palavra, choro, revolta, etc.
Atenciosamente,
Alânia Diógenes

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza