O que dizer para o psicólogo sobre defeitos e qualidades?

Feita por >Jhonathan marinho · 9 mar 2018 Psicologia clínica

A melhor resposta 12 MAR 2018

Olá, você pode falar sobre o que quiser na terapia. Geralmente as pessoas falam sobre o que está incomodando, sobre suas dificuldades, sobre algo que gostariam de superar, sobre comportamentos que geram consequências desagradáveis. O importante é se sentir confortável e confiar no profissional. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 MAR 2018

Olá Jhonathan!
O que dizer para o psicólogo pode ser inteiramente particular, ou seja, da forma que você se sentir melhor. Não há uma maneira correta, no que diz respeito ao se expressar, quando se investe na psicoterapia. A qualidade e defeito, algumas vezes podem ser apresentadas de forma até mesmo não esperada. Invista em você!
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

11 MAR 2018

Olá Jhonathan!
Não há necessidade de se preocupar com o que você deve dizer ou não ao psicólogo. A ideia é justamente se desprender dessa preocupação, em qualquer que seja a situação. Se for numa entrevista de trabalho, ou no âmbito da psicoterapia, o ideal é você estar livre de preocupações sobre o que falar, assim se focará somente naquilo que realmente lhe vier á cabeça, e tudo fluirá mais naturalmente.

Um abraço!
Thais M. Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

11 MAR 2018

Olá! Você deve estar se referindo à entrevista de emprego, penso eu. Um profissional da área de recrutamento, provavelmente estará atento às respostas aliado a como o candidato se "comporta" . Falar sobre qualidades e defeitos é apenas um ponto. Se você mentir, o profissional "saberá", não por adivinhação, mas por todo o processo de análise incluído na seleção. Seja sincero. Há vagas que defeitos tornam-se qualidades. E o contrário tbm é verdadeiro. Por outro lado, se vc estiver falando de algum processo terapêutico, vá despido de qualquer desconfiança. O profissional não faz juízo de valor. Espero que tenha ajudado. Um grande abraço!

Vívian Godinho Psicólogo em Belo Horizonte

26 respostas

11 MAR 2018

Oi Johnathan, não há nada que você seja obrigado a dizer a um psicólogo. Você diz aquilo que te vem à cabeça, a não ser que o profissional pergunte. Abraço.

Sefi Strengerowski Psicólogo em São Paulo

13 respostas

11 MAR 2018

Olá Jhonathan, respondendo a sua dúvida, defeitos e qualidades todo mundo têm. Não se preocupe em elaborar um pensamento certinho sobre defeitos e qualides porque o psicólogo é um profissional que acolhe a pessoa sem julgamento. Percebo que você está sendo o seu próprio juiz e um juiz implacável e nesse sentido o sofrimento psicológico acontece uma vez que por tras dessa sua pergunta me parece existir um sentimento de culpa e inadequação pessoal perante o convívio social. Que tal ser original, ou seja, expresse o que você está sentido, o que vem te incomodando.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

10 MAR 2018

Boa noite Jhonathan, eu não sei bem se entendi ao certo sua pergunta, é sobre falar sobre seus defeitos e qualidades? Caso seja, você não precisa se preocupar, a psicóloga( o ) não está ali pra te julgar como certo ou errado, ele vai te ajudar no seu autoconhecimento, a saber lhe dar da melhor forma possível com seus pontos a serem melhorados e a utilizar suas qualidades boas da melhor forma possível, psicoterapia é seu momento de segurança e acolhimento. Pode ser verdadeiro sem reservas.
Espero ter ajudado.
Psicóloga Marijara Pereira

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari