O que acontece se uma pessoa não trata o transtorno bipolar?

Feita por >Eliana · 30 jan 2015 Transtorno bipolar

A melhor resposta 31 JAN 2015

O Transtorno se desenvolve normalmente, alterando entre fase de mania e depressão. Contudo, isso prejudica a pessoa e todos que estão ao seu redor, chegando a interferir em varias esferas da vida do sujeito (desde familiar até sua vida laboral). Há possibilidade de envolvimento com drogas - ou outras situações de risco -, e também pode levar ao suicídio. Porém tudo isso varia com o sujeito.
Se você conhece alguém, é importante que aconselhe ela a buscar ajuda tanto psiquiátrica quanto psicológica, pois com o tratamento certo é possível que ela leve uma vida "normal".
Boa sorte,
Abraços

Andréa Magalhães Psicólogo em Salvador

4 respostas

4 FEV 2015

O transtorno bipolar é uma doença crônica. Em geral os sintomas iniciam no final da adolescência e início da vida adulta entre 18 e 22 anos. A pessoa que tem este transtorno e não busca tratamento terá prejuízos irreparáveis em sua vida, quanto mais cedo buscar tratamento terá uma melhor qualidade de vida.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

4 FEV 2015

Quando nao se trata algo o que precisa há uma piora e possível cronificacao dos sintomas. Tratar os sintomas e todas as consequências destes na sua vida individual, social e familiar se faz necessário para uma possível melhora de qualidade de vida.

Eneida Brasil Ferreira Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

1 FEV 2015

Não tratar de qualquer transtorno psicólogo é tirar a própria oportunidade de levar uma vida melhor. Hoje sabemos que o acompanhamento psicoterapeutico associado com medicação traz bons resultados para a vida do indivíduo e de todas as pessoas a sua volta.
O primeiro passo é aceitar que existe um problema que atrapalha aspectos importantes como o próprio bem estar, as relações afetivas, profissionais, familiares entre todas as outras áreas da vida. O segundo passo é cuidar. Vale lembrar que é importante dissociar/ desindentificar a pessoa do problema. Por exemplo se uma pessoa tem pressão alta, ela não é a pressão alta mas tem um problema fisiológico que precisa ser cuidado. Assim como todas as outras disfunções sejam elas químicas, biológicas, fisiológicas e principalmente psicológicas.
Indico o filme Mr. Jones que mostra claramente os problemas sofridos por uma pessoa que tem o transtorno afetivo bipolar e precisa e tratamento.
Vale a pena cuidar. !

Luciana Escarmanhani Avelino Psicólogo em Vinhedo

4 respostas

1 FEV 2015

Não tratar qualquer transtorno psicológico sempre é ruim para o paciente e para a família deste. No caso do Transtorno Afetivo Bipolar, além do sofrimento do próprio indivíduo, pode dificultar seu relacionamento com a família, dificuldades ou incapacidade de trabalhar, estudar, aumenta os riscos de suicídio e agressões. Ou seja, busque ajuda profissional o mais rápido possível. O tratamento é feito com psicoterapia e medicamentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 JAN 2015

Se a pessoa não trata o TB, ela vai continuar sentindo e vivenciando as consequências e os sentimentos ruins desse transtorno. Qdo em mania e por estar em mania, a pessoa toma atitudes inconsequentes, mtas delas séria que podem comprometê-la e qdo a pessoa estiver deprimida, sentirá desmotivada, irritada e dentre outras coisas,com a auto estima baixa, ou seja, não vale a pena não se tratar

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

31 JAN 2015

o Importante é procurar um tratamento e levar a sério, pois não é somente voce,as pessoas ao seu redor acabam sofrendo também.Não consegue ter uma vida normal
Abraço

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

31 JAN 2015

Bom dia Eliana, se uma pessoa não trata o transtorno bipolar, existem estudos que indicam que podem ocorrer um aumento dos sintomas.
Além disto, para um bom resultado do tratamento de bipolaridade, é necessário o envolvimento do próprio paciente, pois somente ele é capaz de, após aprender sobre a doença, aprender a lidar com ela (com o apoio da família), aprender a identificar novos episódios de humor, se preparar para lidar com conflitos e eventos ruins, aprender a diferenciar sintomas da doença e aspectos de sua personalidade, compreender a importância do medicamento e assim obter um melhor resultado quanto a redução dos sintomas.
Além disto, identificar e focar em suas qualidades e características positivas que acabam sendo deixadas de lado em função dos sintomas.
Um abraço,
Maria Claudia

Psicóloga Maria Claudia Ferreira Psicólogo em Barueri