O quanto a maconha atrapalha a vida de um bipolar?

Feita por >J. V. R. · 27 abr 2016 Drogas

Fui diagnosticado como bipolar e quando conheci a maconha os sintomas simplesmente desapareceram por vários meses. Entretanto, desde lá venho fumando demais e, ultimamente, crises de stress e ansiedade são comuns. O que fazer?

A melhor resposta 28 ABR 2016

J.V.R.
DEsculpe. Os sintomas não desapareceram. Eles se camuflaram o quanto puderam.
Independentemente de fumar maconha ou não, você precisa lidar com sua bipolaridade. Você pode experimentar novas drogas, com ou sem receita, para camuflar novamente os sintomas, ou pode lidar com o que tem, transformando os sintomas verdadeiramente.
A decisão é sua. Mãos à obra.
Soraya Magalhães

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

29 ABR 2016

ola J V R saudaçoes!!!!!! com certeza estes sintomas atuais demonstram a ineficiencia da maconha no trato da sua ansiedade....me parece que vc criou mais problemas p vc , nao é mesmo? procure ajuda e acompanhamento psicologico para ir ás origens de seus sintomas,ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa- hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

28 ABR 2016

A maconha, naturalmente, tem efeitos colaterais e estes podem ser as crises que tu comentaste. Sugiro que procures a ajuda de profissional, psicólogo inicialmente e, talvez, depois um psiquiatra. Inicialmente, precisa-se organizar teus sentimentos e sintomas, o que é efeito da maconha e o que é efeito de tua história, teu sofrimento, por isso minha indicação de início seria que procures a ajuda de um psicólogo.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

28 ABR 2016

Boa tarde J.V.R , a bipolaridade é um transtorno do humor genético que consiste em alterações entre períodos de extrema euforia e outros de depressão profunda. O uso de drogas psicotrópicas pode aumentar a manifestação do problema e também tem o poder de intensificar seus sintomas, isto quer dizer que a maconha pode acordar’ a genética e fazer com que a pessoa tenha mais crises. Sugiro que você tenha um acompanhamento com um psiquiatra que administrara medicamentos para auxiliar você ter uma vida mais normal possível, fazer terapia com um psicólogo também irá você se sentir melhor. Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2016

Olá J.V.R!!! Boa tarde!
Primeiramente, ter consciência de que momentos de ansiedade e estresse são comuns nas vidas das pessoas, pode ajudar bastante! Independente se esta pessoa tem algum diagnóstico de transtorno mental, ou se faz uso de alguma substância psicoativa.
Naturalmente, como você recebeu este diagnóstico, deve apresentar momentos de Depressão e outros de grande euforia mais do que ocorre geralmente com outras pessoas. E o uso da maconha, durante um certo período pode realmente ter camuflado estes sintomas, como minha colega Soraya afirmou.
Entretanto, saber o quanto a utilização desta substância pode ser prejudicial em sua vida, somente você poderá responder! E pelo que parece você já tem essa resposta pelo que vivencia e pelas alterações de humor que experimenta.
Uma decisão entre permanecer fumando ou não depende somente de você! Mas, sem dúvida, se escolher não mais fumar, será bastante positivo um acompanhamento terapêutico, pois assim poderá olhar pra si de forma ampla e global. Não apenas sob a ótica do psicodiagnóstico ou da dependência química!

Bom trabalho!
Lizia Vichara Barcellos.

Psicóloga Lizia Barcellos Psicólogo em São José

16 respostas

28 ABR 2016

Olá a maconha altera o sistema nervoso central, alterando seu estado de humor, caso tenha já uma predisposição aos transtorno mentais é apenas um desencadeador, podendo gerar outros danos, como perca de memoria ... perca de função cognitiva.

Clínica de Psicologia Tiago Moreno Psicólogo em Votuporanga