O meu namorado tem ansiedade?

Feita por >Nlin · 23 dez 2021 Ansiedade

Meu namorado disse que tem ansiedade, geralmente ele apresenta crises ( mão suando frio, coração acelerado, dor no peito) principalmente quando faz algo de errado. Percebi durante os meses que estamos juntos que ele tem dificuldade para respeitar regras ( usar máscara, respeitar o trânsito, não apresenta constrangimento ao fazer sons semelhantes a gemidos, alisar o pênis na rua, gritar em lugares silenciosos). Ele gosta de resolver tudo muito rápido, costuma ficar chateado rápido. Fui alertada que ele tem brincadeiras chatas, descobri na prática que na verdade ele tenta diminuir a pessoa com as ditas brincadeiras, por exemplo: vou tirar foto das suas sardas, para você vê como estão, suas calcinhas são de velhas, que barriga, sua maguiagem é muito branca depois diz que estava brincando. Ele também gostava de dar tapas no meu rosto de brincadeira, reclamei e ele teve uma crise de ansiedade que demora mais de quatro horas até eu informar que estou errada por reclamar. Ele disse que tomaria remédio mais que a dosagem quando estava terminando o relacionamento e depois disse que estava brincando. Quando está chateado soca parede, cama e objetos. Não demonstra empatia comigo, fui fazer uma prova de concurso e ele passou a noite e inclusive horas antes brigando, pois cochilei e não dei atenção a ele no dia anterior. Só melhorou o temperamento quando terminei a prova. Isso são características de quem tem ansiedade?
Obs: quando ele está em crise grita: essa mulher que me matar. Nunca tive uma mulher dessa. Você quer que eu fique internado?
Eu diante dessa situação só faço chorar. Não tenho experiência com relacionamentos e fico me sentindo culpada.

A melhor resposta 6 JAN 2022

Olá Nlin,

Muito importante o seu relato. Obrigada por partilhar.
Se ele tem ou não ansiedade, cabe a ele buscar um tratamento, pois, pelo que você nos trouxe, ele já é adulto e já pode se responsabilizar pela própria vida e saúde mental. Você não é terapeuta dele, não é especializada em saúde mental e, mesmo que fosse, não cabe a você resolver o problema dele.
Como parceira você pode incentivá-lo, mas tudo tem limite. Qual é o seu?
Proponho que busque uma terapia para você, para que possa se conhecer melhor e tratar suas questões emocionais (como você nos relatou: culpa, insegurança, dificuldade de se impor e impor limites, entre outras que podem vir a te incomodar).

Ademais, alegados problemas psicológicos não dão carta branca para ele agir como quiser, sem lidar com qualquer consequência.
Se cuide.

Me coloco à disposição, caso precise.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

20 JAN 2022

Boa noite. Me parece que ele têm dificuldade de ser contrariado e falta de limites. E vc por conta disso fica em uma mistura de dependência emocional e depressiva. Vc precisa de ajuda.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 JAN 2022

A ansiedade é a sensação de apreensão e medo de que algo ruim possa acontecer.
Sintomas psicológicos: Medo de perder o controle, apreensão, pensamentos catastróficos, memória e concentração deficiente, Inquietação, Insônia ou dificuldade para dormir, Incapacidade de relaxar dentre outros.
Sintomas físicos: Aumento dos batimentos cardíacos, sudorese, falta de ar, respiração ofegante, tontura, boca seca, formigamento, náusea, dor de estômago, calafrios, tremores, dor no peito, sensação de desmaio, sensação de sufocamento dentre outros. Esses são alguns sintomas de ansiedade, pode ser que seu namorado tenha Transtorno de ansiedade, mas isso não justifica a forma que ele te trata. E você precisa dar limites para ele, não deixe que ele te trate mal. É assim que você quer ser tratada? Ele precisa buscar ajuda para receber o tratamento adequado. Te tratar mal e justificar que é por causa da ansiedade não é aceitável.
Não se sinta culpada por isso, busque ajuda psicólogica para você.
Fico à disposição
Cléa Andrade.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

24 DEZ 2021

Olá Nlin! Grato por escrever. Vamos à sinceridade! Ansiedade todos temos, a questão é o nível. No caso do seu namorado predominam quatro coisas:
- Falta de exercício de convívio com empatia, de forma lidar com esperas e frustrações;
- Baixíssima autoestima;
- Reações agressivas quanto suas fragilidades são expostas;
- Falta de educação.
Pondere: provavelmente você também está frágil.
Estou à disposição para maiores fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

24 DEZ 2021

Olá, como vai?
Se você tem dúvidas sobre como é um relacionamento saudável, quer dizer que você sabe que esse não está sendo um. Pelo relato que você fez, apresenta características de um relacionamento abusivo, onde o abusador faz comentários inapropriados sobre a sua autoimagem, o seu autoconceito, você se sente culpada diante a diversas situações, ele é agressivo no tom de voz quando brigam, manipulador e afins. Busque um psicólogo para que ele te ajude a entender melhor sobre si mesma, o seu relacionamento e o que você quer fazer diante dessa situação. Estou a disposição caso queira agendar um atendimento, sinto muito pelo que está passando.

Psicóloga Isabella Bergamo
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

24 DEZ 2021

Bom dia. Percebo que sua preocupação é como ajudar seu namorado, já que o efeito colateral dessa relação é o seu sofrimento. Eu diria que primeiro você tem que cuidar da sua saúde mental para poder dar conta desse relacionamento, procurar entender porque continua investindo, quais os benefícios de estarem juntos. Isso não é um processo fácil e uma terapia poderia te ajudar a encontrar respostas. Boa sorte. Abraços

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

24 DEZ 2021

Olá!!
Pode ser que tenha, é preciso uma avaliação com um profissional. Inclusive o ato de te diminuir diz mais sobre ele do que sobre você. Quando não estamos satisfeitos com nós mesmos, tendemos a projetar no outro características "defeituosas" que pode causar alívio momentâneo. Pessoas bem resolvidas, seguras de si, autoestima elevada, não tem a necessidade de criticar o outro. Sugiro terapia para ter autoconhecimento e autocontrole sobre as questões dele.
Acredito inclusive, que seja algo que vá além da ansiedade.
Abraços!!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte