O comportamento do meu filho de 4 anos é normal?

Feita por >Marciogomes2018 · 11 dez 2021 Psicologia infantil

Meu nome é Márcio, Temos 11 anos de casados, uma filha de 9 e um filho de 4 anos. Ambos fora planejados e o caçula só permite a que mãe durma com ele. Quando deito com ele, ele chora e manda sair até q a mãe volte e deite com ele eu saia do quarto. Sou autoritário pra corrigir, dou umas palmadas no bumbum qdo faz muita arte, a mãe nunca bate só levanta a voz qdo precisa. Não obedece à mãe, sempre nos desafia, tem medo de mim e dia q é da mamãe. Este Comportamento é esperado?

A melhor resposta 12 DEZ 2021

Sim, Márcio Gomes...
Este comportamento do filho é normal... ele está passando pela última fase de desenvolvimento que é o da sexualidade. Nesta fase, o menino tem a mãe como parceira e a menina, o pai. É natural que ele se ligue à mãe e se tivesse uma filha, ela iria se ligar a você...
PORÉM, os pais não podem ceder a estes desejos do filho.
Voce pode melhorar o relacionamento com ele, não sendo agressivo e autoritário com ele, ser amigo dele, parceiro nos jogos, nos passeios. Entender o desejo dele em ficar com a mãe, mas indicar que o lugar dele dormir é em outro quarto que a cama do casal, é do casal. Tanto voce como a mãe precisam entender este movimento natural do filho.
Uma pergunta: Como anda o relacionamento entre voce é a sua companheira? Pode ser que não esteja bem e o comportamento do filho esteja sendo usado para afastar voces, com justificativa lógica. É apenas uma hipótese a ser verificada.
Conversa com a sua esposa e veja como ela sente a relação entre voces dois.
Abraços

5817 respostas

12 DEZ 2021

Em primeiro lugar pensaria se o uso da palmada está resolvendo os problemas. Com violência a criança não aprende, mas sim fica com medo. Com 4 anos a criança aprende mais através de exemplos, conversas, e o ideal é vc dar opções como por exemplo: vc quer tomar banho com o patinho ou com o cachorrinho de plástico? Isso deixa acriançado achando que ela está escolhendo quando na verdade a tarefa é tomar banho! Sobre ela não querer ficar com o pai, é necessário que tenham momentos juntos de brincadeiras, interação social no parque, num clube, lendo histórias, pra que a criança tenha contato e aos poucos vá se acostumando a presença do pai!

Renata Gabaldo Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto