O afastamento é a única saída para um relacionamento abusivo?

Feita por >marcela mattos · 18 out 2017 Violência psicológica

no caso dos dois identificarem o problema e ter vontade de tentar ficar juntos, apesar de algumas brigas que chegaram a violência física, alguém acha que é possível mudarmos continuando juntos??

A melhor resposta 18 OUT 2017

Marcela
Se ambos assumirem as responsabilidades de se transformarem, de cuidarem de si e de ambos para que desavenças não se transformem em agressões físicas, penso que sim. Agora, sem que ambos cuidem de suas saúdes mentais, sem que busquem juntos ajuda e solução, penso ser difícil...

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

2 NOV 2017

Olá Marcela!

O reconhecimento de fatores abusivos no relacionamento é o primeiro passo para alcançar equilíbrio entre o casal já que foi exposto por você o desejo de permanecer na relação. Sugiro que você e o seu companheiro busquem autoconhecimento e apoio terapêutico interdisciplinar, junto da psicologia e psiquiatria para compreenderem a questão de forma macro.

Um cordial abraço,
Berenice Lindenberg
Psicóloga Clínica CRP: 05/49926

Berenice Fischer Lindenberg Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

23 OUT 2017

Boa tarde Marcela, só será possível uma convivência harmoniosa se ambos se comprometerem com salvar o relacionamento, sugiro uma terapia para casal. Fico a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 OUT 2017

Olá Marcela,
Cada relacionamento funciona de uma forma. Se ambos estão identificando os problemas e vendo a necessidade de mudança vocês podem iniciar terapia de casal. Será um espaço onde cada um poderá expor as próprias necessidades e negocia-las com o parceiro.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

19 OUT 2017

Marcela, boa tarde

As relações humanas são geralmente complexas. Trazemos nossa bagagem histórica emocional, você e o outro tem já dentro de si frustrações, angústias, mágoas.
O primeiro passo é entender que a relação precisa ser uma situação para agregar, para tornar nossa vida melhor.
Se vocês estiverem dispostos a recomeçar e rever sua forma de atuação (os dois) dentro da relação, há uma grande chance de dar certo.
Numa relação abusiva, existe duas partes ativas!

Renata Fernanda Psicólogo em Santo André

4 respostas

19 OUT 2017

Olá, a questão é importante,
porém quem deve decidir isso e se irão mudar são vocês!
Quando vc pergunta se é possível que vcs mudem, só vcs podem responder tal questão! O primeiro passo para mudança é enxergar o que existe de errado e se incomodar com tal questão, a ponto de querer mudar. Mudar é um hábito! Quanto a o que acontece em sua relação, se vc concorda e aceita, e está somente preocupada com a opinião dos outros, é uma questão a ser mudada em vc e nele se acharem que devem.
Caso queira investir melhor na mudança e no autoconhecimento dessa questão, procure um profissional na sua cidade!
Att
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

19 OUT 2017

Olá Marcela.
De fato essa situação é abusiva e invasiva, uma vez que ambos estão se permitindo a ficar juntos mesmo com tantos episódios destrutivos.Essa relação de co-dependência precisa ser compreendida em acompanhamento psicológico e por vezes resinificar o sentido para ambos estar juntos de maneira saudável. Conte comigo!
Sara Rodrigues

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

19 OUT 2017

procure ajuda psicologica, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

19 OUT 2017

Oi Marcela, bom dia.
Se vocês dois já identificaram o problema agora precisam trata-lo. No seu pequeno relato fica evidente que vocês precisam de ajuda para não repetir comportamentos violentos. Acredito que se os dois estiverem dispostos a "mexer" nos pensamentos e sentimentos essa relação pode melhorar e muito.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

19 OUT 2017

Marcela, bom dia! Se os dois integrantes do casal estiverem incomodados com essa situação e dispostos a mudar e adequar seus comportamentos para permanecerem juntos numa relação não abusiva, é possível. Para isso, ajuda psicológica se faz necessária, recomendo psicoterapia de casal. Espero ter ajudado, estou á disposição. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

19 OUT 2017

Querida , o afastamento em meio ao desejo de ficar juntos precisa ser reavaliado, assim como o por que do desejo de estar junto em meio a situação até mesmo de violência física , também precisa dessa avaliação. O acompanhamento psicológico de ambos seria uma opção pra ess cuidado individual e após algum tempo uma boa conversa para decisões sobre o caso !

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

19 OUT 2017

Olá, Marcela.
Acredito que um distanciamento nessa situação é benéfica, mas veja, um distanciamento e não um rompimento, se os dois querem ficar juntos, não há problemas, mas com uma certa distância cada um pode pensar em si, sem a influência do outro, se isso acontecer acompanhando por terapia, e for desejo dos dois, podem sem problemas voltarem a se reaproximar e a reaprenderem as se relacionarem.
Sabe aquela história de trocar o pneu de um carro em movimento? Não dá não é? Tem que parar o carro, trocar o pneu para voltar a seguir adiante.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

19 OUT 2017

Boa noite Marcela,

Se houver a responsabilização de ambos por suas condutas, acredito que se pode modificar esse comportamento abusivo sim. Indicaria que procurassem terapia de casal e, associado a isso, terapia individual para ambos. Sem a devida reflexão a respeito do que levou manter um relacionamento abusivo, provavelmente vocês continuarão se violentado.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

19 OUT 2017

Boa noite Marcella.
O primeiro passo é procurar ajuda psicológica para se fortalecer, cuidar da dependência emocional e da autoestima. É preciso investigar em psicoterapia os mecanismos envolvidos nesse relacionamento. Penso que um afastamento seria importante para reavaliar a relação, mas essa decisão só vc pode tomar. Reflita a respeito dos seus sentimentos e comportamentos. É preciso desejar romper com o ciclo de violência para sair dele. Procure um psicólogo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

18 OUT 2017

Olá Marcela!
Para situação da violência existir ambos os envolvidos do relacionamento estão em sintonia - alguém com o perfil submisso e do outro alguém com o perfil agressor.
É até possível resgatar o relacionamento quando ele é abusivo, mas pensando nesta combinação, os dois deverão se comprometer com mudanças.
Da parte da vítima é importante o fortalecimento, reconstrução da autoestima e imposição de limites, enquanto o agressor deve procurar suporte psiquiátrico e psicológico para receber orientação de acordo com seu caso para auxiliar no controle de estresse, impulsividade e agressividade.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo