Não tenho o que comemorar

Feita por >marcio · 10 ago 2019 Psicoterapias

boa madrugada do final de semana. Neste dia dos pais não tenho o que comemorar porque meu pai sempre foi ausente. Li na net q a maioria dos pais(do sexo masculino) são ausentes. Por que isso acontece neste país?tem haver com o machismo?

A melhor resposta 10 AGO 2019

Oi Marcio,
Nem todos os pais são ausentes.
Eu sinto muito por você sentir e perceber que seu pai é. Há tantas coisas envolvidas em um relacionamento de casal que pode culminar num afastamento dos pais dos seus filhos que eu não teria como enumerar aqui...
Se isto te faz mal e te causa sofrimento, busque ajuda. Conviver com essa dor pode impactar negativamente sua vida em todas as áreas: dificuldade em ter sucesso no trabalho, em relacionamentos, dificuldades financeiras, falta de independência....
Cuide-se! Essa dor não precisa ser maior que você.

Bjos
Erica Taylor
Psicóloga Clínica e realizo atendimentos online

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

10 AGO 2019

Olá Márcio!
Alguns comportamentos acontecem, como no caso, ausência paterna, muitas vezes em decorrência de outra ausência. Pais que são ausentes promovem futuros pais ausentes. Um comportamento que tende a se repetir por falta de autoconhecimento. Não necessariamente é cultural e sim, por conta do sistema (ambiente familiar) que a pessoa se desenvolve e inconscientemente absorve.
O processo terapêutico pode lhe ajudar a se perceber e por um fim nesse ciclo, bem como entender o motivo dessa ausência paterna em sua vida.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Cordialmente, Jutaí Nunes

Jutaí Roque Nunes Psicólogo em Salvador