Não tenho capacidade para nada

Feita por >alicealchaar · 29 jun 2020 Autoestima

Tenho uma dificuldade imensa em com as pessoas e manter uma conversa, nem com a minha namorada e família eu consigo e isso me atormenta a cada dia mais.

Em uma conversa não consigo dotar o assunto nem contar nada de interessante, dificilmente consigo me enturmar. Quando alguém chega pra falar comigo já vem toda aquele ansiedade de o que falar, e toda vez não consigo desenvolver e todo dia vem sendo uma frustração.

Além desse problema, não consigo me conhecer não sei do que gosto de fazer nem de comer, nem preferências de nada, me sinto um sem personalidade, abaixo de todos. Não reclamo da minha vida mas sim do que eu sou e do que me tornei. Já tenho 20 anos e essa angústia vem a muito tempo. Antes eu sempre pensava que quando fosse mais velho seria diferente. Hoje percebo que não.

Além de tudo, eu não consigo decidir nada por mim, nem ter atitude pra nada, sinto uma angústia constante, por querer aprender e nunca conseguir. Parece que não evolui. Não sei o que fazer...

A melhor resposta 3 JUL 2020

Vejo que voce se preocupa demais com os outros, que deve impressionar os outros com fala, com presença... está representando aquilo que não é para tentar tecolocar como é. Esta mentira te frustra.
Entaõ deixe de representar. tu não veio aqui para representar. veio aqui para ser voce mesmo. Veio aqui para se realizar.
Se realizar é contruir um caminho especial só para voce. e não se preocupe com os outros, com as namoradas... Elas vão aparecer.
Primeiro tu tem que ser luz para ti mesmo... não tens que manter conversa, apenas esteja lá.
As pessoas são todas diferentes, pensam diferentes e cada uma expressa a maneira que gosta. Faça da mesma forma. Espresse o que tiver vontade. O resto do tempo, cale-se.É um direito teu ficar quieto. Somos senhores do nosso silêncio e escravos das nossas palavras.
Invista em si mesmo, pode fazer Psicoterapia... isto te ajuda no teu processo de se aceitar, de gostar de ti mesmo, de se enturmar.
Cada u tem o seu Projeto de vida para desenvolver e cada um vai fazer do seu jeito próprio. Não há nada determinado.

É impossível conhecer-se sozinho, saber-se por si mesmo.
Por isso, o convite para fazer Psicoterapia que é um meio apropriado para isso.

5817 respostas

1 JUL 2020

Olá Alice
Desenvolver uma conversa é como aprender algo novo, você primeiro aprende um pouco e vai aumentando o aprendizado, é necessário a prática para melhorar, e quanto mais praticar melhor vai ficando.
Você diz que não consegue decidir nada em sua vida, se quer começar a decidir por si mesma, é necessário tomar iniciativa e assumir as decisões que toma.
Se tem medo de decidir, de falar, de se expor, cada vez mais vai se limitando e deixando de assumir posições, o que tende a piorar a situação. Deixar que outros decidam por você faz com que não consiga ter vontade própria e identidade.
Sugiro fortemente que procure ajuda psicológica para tomar as rédeas de sua vida, se é isso que quer.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 JUN 2020

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

30 JUN 2020

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico junguiano é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

30 JUN 2020

Olá Alice! Grato por escrever! Nós, psicólogos, ficaremos muito realizados ao te ajudar, posto que há sinais promissores na tua abordagem: você sente consciência da dificuldade e apresenta desejo de se conhecer. Normalmente as pessoas fogem das dificuldades de auto concepção por disfarces. Evite-os. Procure um profissional de psicologia, com abertura mental, persistência disciplina, passe pela condução científica desse psicólogo e conheça-se melhor, explore teus potenciais e possibilidades.
Estamos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia somente para o que for relevante, com máscara,higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

29 JUN 2020

Olá Alice!
A psicoterapia poderá lhe ajudar a fortalecer sua identidade e desenvolver habilidades de comunicação.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo