Não supero uma traição

Feita por >Derson · 20 ago 2020 Ciúmes

Olá.
Minha mulher me traiu em 2013, com um conhecido da gente, na época ela manteve relações sexuais com ele e por vários meses ficaram juntos, quando ela foi visitar a família em outro estado, Depois de descobrir tudo e mais coisas, tivemos muitas brigas e mesmo assim continuamos juntos, hoje acabamos morando no mesmo bairro que ela me traiu, e dormimos na mesma cama que ela teve relações sexuais com ele, sinto que ela nunca me falou a verdade, e sempre me escondeu, ela não aparenta nao se importar com a minha dor, e hoje temos uma filha, que penso muito antes de tomar qualquer decisão, tenho vontade de me matar, com certa frequência agora, por que além dela não me ajudar, não gostaria que eu revela-se isso para ninguém, mas já não aguento mais e não sei oque fazer.

A melhor resposta 21 AGO 2020

Derson, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Precisa entender duas coisas ou mais coisas:
Uma coisa é o que a vida quer: que cada um seja uma pessoa realizada e feliz, Mas também cada um é responsável pelas consequências geradas pelas escolhas e decisões.
Outra coisa é o que o sistema (social, religioso, cultural) dita, julga, impõe, proíbe, aprova etc. Há muitos anos o sistema dita as regras de como as pessoas devem se conduzir. Ao homem foi dada a prerrogativa de tomar a iniciativa e, no relacionamento afetivo/sexual ele é considerado um “garanhão”. Se a mulher toma a iniciativa é vista como mulher vulgar, prostituta. Na cama, o homem pensa em penetrá-la, ejacular e acha que isso basta.
Porém a vida é como é e não como pensamos que ou queremos que seja.
A mulher tem muito mais necessidade de sexo do que os homens, mas sexo não é transar, é sentir prazer e nós homens, não fomos educados ao prazer. Consideramos errado, feio, pecado, temos vergonha, achamos o sexo sujo.
Há em cada um de nós, homens e mulheres, a necessidade de sentir prazer e prazer não é só sexo. Quando falta isto num casal, é normal que se saia procurando isso, fora do casamento.
Se por um lado ela te “traiu” você, com certeza também “traiu” ela, não dando o prazer que ela estava procurando. As necessidades vitais são muito mais fortes do que as do sistema: ou se encontra ou a pessoa se autodestrói. Sua esposa estava procurando vida... claro que o que está faltando é diálogo, vocês poderem conversar verdadeiramente um com o outro sobre sentimentos para poderem compreender um ao outro, sem julgar, sem condenar, sem ficar raivoso, aceitar como cada um é. Mas existe muito medo, vergonha, muita submissão a uma religião e isso é contra a vida.
Convido para fazerem Psicoterapia Individual no ínicio e depois, de Casal para aprenderem a conversar e estabelecer um diálogo verdadeiro, alma com alma.
Não se sinta traído, não. Compreenda que se tudo isso está acontecendo é para vocês evoluírem, terem um relacionamento superior e não medíocre.

5817 respostas

21 AGO 2020

Olá Derson! Obrigado por participar. Do outro lado da traição está o sentimento de posse. Esse é um problema que acompanha todos nós. É muito difícil lidar com a questão de dividirmos a pessoa que amamos com outros. Mas cabe outras observações: a traição, que nunca é vista em plenitude, costuma de objeto de fantasias e imaginações que aumentam o sofrimento do traído, mas não representam em nada, alegrias do traidor. Por isso, você pode estar aumentando o seu próprio sofrimento, com base em fantasias. De outro lado, o mundo do traidor entra em choque com os valores sociais, muitas vezes, tendo o ato da traição, com atitude inconsequente, causadora de culpa e incômodo.
Agora, a questão central é: ficar vivendo este estado interno de traição, com predomínio de imaginações atuais, sobre acontecimentos do passado, é trair a si mesmo, para a vida plena do presente.
Você tem uma filha, que espera e precisa da tua harmonia, da tua inteireza, da tua maturidade. Também você tem uma esposa que, ainda que tenha vivido esse deslize, é uma pessoa com predomínio de qualidades.
Pondere. Sendo possível , procure por um de nós, psicólogos, e trabalhe conduta cientifica em busca de olhar para a maior inteireza de si mesmo, vislumbrando as potenciais conquistas e gratificações a serem vividas no futuro.
Espero ter ajudado.]
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.