Não sinto vontade de ficar

Feita por >Anônima · 14 abr 2022 Depressão

Oi, eu fui diagnosticada há 4 anos com depressão, mas acabei largando a psiquiatra no início da pandêmia... Eu gostaria de saber se o motivo de que eu não consigo me apaixonar e não sinto vontade de ficar com ngm tem haver com a minha depressão .... Pq me disseram que não é normal...

A melhor resposta 17 ABR 2022

Olá Anônima, espero que esteja tudo bem com você!

É possível que a depressão, ou um quadro depressivo incipiente, possa realmente influenciar no seu grau de interesse para se relacionar com uma outra pessoa, seja em qual nível for. Porém, não é possível para nós psicólogos, afirmar isso categoricamente sem uma acompanhamento adequado, para te conhecer melhor, entender o contexto de sua vida, suas relações familiares e sociais, dentre outros aspectos, que poderão nos dar mais subsídios para adentrar com mais segurança dentro desta questão que você levanta, pois muitos outros fatores podem, de fato, fazer com que você não sinta vontade de se relacionar afetivamente com outra pessoa, muito mais até mesmo que uma possível depressão, que também precisa ser investigada. Portanto, é interessante você buscar um acompanhamento psicológico para te auxiliar na compreensão dessa questão que você traz em seu relato. Isso pode te ajudar a você se compreender melhor, e entender como funcionam os relacionamentos afetivos para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 ABR 2022

Oi....
Se sente estar deprimida é porque não estas vivendo o teu presente, estás fixa em acontecimentos passados, estás presa à experiências do passado e isso você não cura com medicamentos, mas sim com Psicoterapia. Portanto isso voce pode corrigir.
O motivo de não se paixonar, de não querer ficar com ninguém pode ser uma fuga, pode ser uma defesa para não sofrer e PODE ser motivada pela depressão. Disse, pode, não é uma afirmativa, é uma possibilidade.
Pode ser simplesmente escolha sua de não se apaixonar ou porque teu príncipe ainda não apareceu e por isso não quer ficar, e faz muito bem em ficar assim.
Tem a liberdade de escolher o que ficar melhor para si mesma.
A única coisa que a vida exige é seres fiel a ela, voce amar a si mesma, ser uma mulher autêntica e para ser autêntica, precisa resolver seus conflitos, seus traumas, sua dependência (física, financeira, emotiva...) ser uma mulher de valor. Só assim, atrairá e escolherá parceiros que também sejam de valor.
Abraços

5817 respostas

15 ABR 2022

Olá.
Sim, a falta de disposição, exaustão e tristeza fazem parte do quadro depressivo.
Existe um hormônio chamado dopamina, responsável pela disposição e desejo de realizações, quando está baixo provoca o que descrevi acima.
Também é o responsável pela falta de libido.
Sugiro que procure ajuda profissional para trabalhar depressão.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

15 ABR 2022

Olá Anônima! Grato por citar. Precisaremos contextualizar. Muito cuidado para não se acomodar a diagnósticos. Atenção para não fazer vinculações convenientes emocionalmente. Cada pessoa é extremamente rica de características, possibilidades e potencialidades, muito além de qualquer diagnóstico. Será providencial você se conhecer melhor em processo científico com psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas - não se esqueça da Covid, nem da dengue.)
Sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

15 ABR 2022

Olá
Não há nada de errado em não querer ficar com ninguém. Muitas pessoas escolhem não se relacionar com alguém de forma amorosa. Mas se, olhando em retrospectiva, você percebe que, desde o início da depressão você não sente mais vontade, mas antes sentia, pode ter alguma correlação.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

15 ABR 2022

Boa noite Anônima
Primeiramente gostaria de dizer para voltar a terapia com o psiquiatra pelo diagnóstico da depressão.
Acredito que tudo tem seu tempo e não tem nada de anormal em não querer se apaixonar e/ou ficar com alguém.
Tente resolver as questões que te levaram a depressão, fique bem contigo mesma e deixe as coisas acontecerem naturalmente.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre