Não sei mais quem sou

Feita por >Lizza · 12 nov 2020 Habilidades sociais

Quando criança era bastante comunicativa, porém a partir dos 6 anos, mudei drasticamente, não consigo mais manter uma conversa com mais de 1 pessoa por vez, simplesmente travo e sinto como se não tivesse mais controle do meu corpo e do que estou dizendo, minha visão fica mais escura, como se um filtro fosse aplicado, já cheguei a desmaiar de nervoso, porém para quem vê de fora eu continuo falando, mas muitas vezes coisas que não fazem sentido ou como se fosse até outra pessoa assumindo o controle automático, e isso é desesperador e só passa depois de bons minutos ou às vezes até horas tendo um momento sozinha, acontece com conhecidos e desconhecidos.
Sofri bullying dos 6 aos 14 anos, então penso que isso possa ter algo haver.
O problema maior é que por conta de eu não conseguir me comunicar sem parecer que estou passando por uma sessão de tortura, comecei a me retrair e ficar por longos períodos sozinha, e agora não consigo mais sentir a necessidade de me comunicar ou ter a presença de alguém, e por muitas vezes acabo me irritando só de estar na mesma sala que outra pessoa, até mesmo com pessoas próximas.
Comecei a ficar sem empatia porém fico com raiva ou choro muito facilmente, como se sempre estivesse na beira de uma crise de raiva ou choro, mas nunca alegria.
De uns tempos para cá comecei a ter a sensação de ouvir coisas e ver coisas que eu sei que é minha mente "brincando" comigo, mas que me deixam extremamente desconfortáveis porque é como se eu não tivesse mais controle de quem eu sou ou do que penso.
Uma coisa que me deixou extremamente preocupada comigo mesma foi que como eu disse antes, fico facilmente irritada só de estar num mesmo ambiente que outra pessoa, porém várias vezes aonde sou obrigada a estar em volta de pessoas como num ônibus ou no trabalho, já me peguei várias vezes "feliz" com algo ruim que acontece, e isso me preocupa em saber quem estou me tornando e qual vai ser o próximo passo.
Tenho sensibilidade a certos barulhos, como pessoas tossindo e coisas caindo no chão, quando ouço parece que minha mente vai explodir e o ataque de raiva vem.
Já passei com alguns psicólogos, e um estava suspeitando que eu poderia ter Asperger, porém nunca tive a oportunidade de ir mais a fundo nesse diagnóstico, e quando vejo algo sobre na internet me identifico com várias coisas porém muitas outras ficam sem explicação.
Sinto que preciso de ajuda, mas não sei nem por onde começar, chego num psicologo e falo exatamente isso? vou por partes? não sei, estou perdida e a cada dia pior, e isso é uma tortura interna dentro de mim que sinceramente já não tenho mais esperanças de um dia acabar

A melhor resposta 13 NOV 2020

Lizza. Comece por Onde vc se sente mais confortável. Vc pode não ter asperger. Podem ser outras questões q vc só vai avaliar junto com o psicólogo no processo terapêutico se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 NOV 2020

Olá Lizza! Que bom que você escreveu. Você, pelo relato, está vivendo de uma forma que não está confortável, mas é a que está conseguindo. Há grande desconforto, vamos modificá-la. Você é uma pessoa extremamente maior do que os conceitos de bullying, Asperger. Acontece que há uma enorme riqueza de possibilidades, em constante construção Toda saber de si mesmo, é para todos, um saber provisório. Entendo como melhor a estratégia de você lutar, lutar muito e criar um vínculo de profunda qualidade com um psicólogo. Ser persistente, muito persistente, com mente aberta, disciplina e viver a teoria e a prática da busca de uma forma diferente de viver. Após alguns anos, as coisas, desde que você teorize e pratique, com muita persistência, verá a troca social com outra coloração, mas agradável. Note que na idade aproximada de seis anos começamos a consolidar os conceitos de direito e dever, de reciprocidade, de certo e errado.
Será uma caminhada muito gratificante um psicólogo, fazer com você, a caminhada para o resgate gratificante do sentido da troca social construtiva.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência, inclusive para votar! Pesquise se o grupo a ser eleito, vive necessidades e buscas semelhantes às que você tem. A maior parte deles, quer somente te usar.)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.