Não sei mais o que faço , me ajudem a respeito da minha mãe .

Feita por >Iolanda · 12 set 2022 Ansiedade

Me chamo Iolanda e venho sofrendo já a algum tempo já sou casada a 16 anos , tenho minha casa graças a Deus vivo bem com meu esposo e meus 02 filhos , meu problema é minha mãe ela tinha uma casa vendeu , gastou todo dinheiro é aposentada e pensionista mais já fez vários empréstimos aí depois que vendeu a casa dela veio morar comigo , além de muitos empréstimos ela faz dívidas que não pode cobrir aí como vocês podem imaginar ela fica na minha casa com a cara feia , mal humorada , as vezes quer mandar mais que eu e meu esposo . Como não tem o suficiente para pagar as dívidas que ela fez , ela praticamente quer me obrigar a pagar as contas dela não sei o que faço as vê tenho medo de está fazendo errado em não pagar , ela nunca foi uma mãe que desse carinho pra falar a verdade nem lembro de quando ganhei um abraço dela , ela sempre passa na minha cara que me deu roupas cara e trocava de celular sempre que eu queria , isso é o argumento dela . Quando eu era pequena sempre ouvia ela falar que eu era o azar da vida dela , que tentou me abortar várias vezes , que devia ter me dado para minha madrinha , as vezes penso que poderia ter sido o melhor a ser feito . Quando eu converso com ela logo ela chora , vira a cara para fazer pressão comigo , não sei dizer se amo minha mãe , infelizmente não sou feliz com a vida que levo com ela , as vezes tenho inveja da vida de outras pessoas que moram longe de suas mães e vivem bem sei que isso deve ser errado . As vezes tenho medo do que Deus pensa de mim , me ajudem por favor , já estou tomando remédio para ansiedade , tem dias que penso que vou morrer , tento controlar minha ansiedade através da minha respiração mais é tão forte o desespero que chego a pensar que vou enlouquecer. Por favor alguém me ajude moro no Ceará .

A melhor resposta 14 SET 2022

Olá Iolanda,
Sinto muito estar passando por isso. Me parece que você precisar pensar mais em você e em sua família nesse momento. Entender que está fazendo o que pode por sua mãe e que não é sua responsabilidade pagar por dívidas que ela fez. As pessoas tendem a pensar que só porque alguém é mãe, deve fazer tudo por ela. Mas a vida não é tão simples assim. Ninguém percebe as feridas que uma relação mãe e filha ruim pode causar.
Seria interessante que você pudesse iniciar terapia para poder entender melhor como se sente e talvez compreender seu relacionamento com sua mãe.
Fico à disposição caso queira conversar.
Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 SET 2022

Olá Iolanda! Obrigado por escrever. Há pessoas que se acostumam a fazer dívidas e viver endividadas, aliás, há uma porcentagem significativa da sociedade que primeiro deve, para depois tentar ganhar o que espera-se que paguem. Isso é estimulado pela selvageria do consumismo, do capitalismo, da destruição da natureza. Por outro lado é sua mãe, ao mesmo tempo, a melhor e a pior mãe (somente podemos ter uma). Dívidas apresentam histórias, naturezas, razões. Pessoas vivenciam idades, tempos, processos. Será bom você se fortalecer e ponderar formas de não se abater com isso. Tua verdade deve ser tua direcionadora. É possível amar uma mãe, sem se envolver com as aventuras financeiras dela. Ela precisa vivenciar com os limites e autonomias dela, formas de lidar com comportamentos de endividamento.
Sendo possível aprofunde reflexão com um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8602 respostas

13 SET 2022

Olá Iolanda.

A quebra de laços afetivos entre os pais são difíceis de interpretar por quem está passando pelo problema, no seu relato, pode ser notado uma abordagem narcísica de sua mãe, o fato de ter o controle sobre você é para ela algo necessário, pois isso sempre foi permitido por você, alguns questionamentos que você coloca na sua argumentação você acaba respondendo sozinha, pense em iniciar um processo psicoterapêutico para você ter mais clareza em seus pensamentos e assim poder tomar decisões positivas com relação a você e sua família

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Claudio Benhame

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

13 SET 2022

Oi Iolanda
Voce precisa entender o que está acontecendo, nada é por acaso.
As coisas estão desse jeito porque voce precisa aprender, talvez seja o objetivo da sua vida...
Quando conscientizar, a realidade que voce vive, muda completamente.
Precisa curar seu emocional, está completamente dominada pela dependência emocional. Enquanto isso permanece assim, as situações externas continuam atrapalhando, dominando a sua vida; e não é só a mãe, são outras circunstâncias que impedem voce ser dona da sua vida.
Precisa fazer psicoterapia, para conscientizar e compreender o que precisa fazer.
Na verdade, a mãe fazendo o que faz, está te ajudando a voce tomar consciência, mas voce não está percebendo.
Abraços

5817 respostas

13 SET 2022

Iolanda. Qual idade de sua mãe? Vc pode ver c um advogado o q fazer a respeito da idade/ dívidas.
Sobre sua ansiedade e todo esse sentimento de tristeza sugiro buscar um psicólogo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 SET 2022

Olá Iolanda, primeiramente você precisa olhar mais para si, buscar cuidar da sua saúde mental para conseguir lidar melhor com essa situação. Na sua fala fica claro que sua mãe faz chantagem emocional com você. Na realidade ela faz um movimento de lhe cobrar o que um dia fez por você, acaba lhe responsabilizando pela sua vida, que não é responsabilidade sua.
Você consegue dar um não para ela, colocar limites nessa relação que já se tornou abusiva.
Todas essas questões você pode trabalhar na sua terapia individual.
Fique bem!
Qualquer coisa estou a disposição!

Gilmara Sousa Psicólogo em Fortaleza