Não sei lidar com as minhas situações, o que eu faço?

Feita por >Thalita Costa · 26 out 2017 Terapia de casal

Tudo que tenho pra resolver eu começo a chorar e pra tudo sou insegura, principalmente no meu relacionamento. Parece que em todos sempre acontece a mesma coisa. No começo mar de rosas e se a pessoa não me da atenção por algumas horas eu começo a pensar em um monte de coisa, se ela me ama e quer estar comigo. Acaba que eu sempre quero conversar sobre isso com meu namorado e ele já não tem mais paciência ne, quem aguenta falar sempre do mesmo assunto? Ele faz as coisas pra mim e é carinhoso qundo estamos sozinhos, em rede social assim não é muito e isso me faz criar paranóias porque acho que ele não me ama, ou não quer estar comigo mais. Sinto necessidade de provação e isso é um erro, já percebi pois muita gente se afasta por causa disso. Eu não quero perder ele pois é importante na minha vida, já disse infinitas vezes que me ama e que tem certeza de quer estar comigo, mas quem disse que consigo acreditar? No momento me sinto em paz, mas quando estamos longe...minha vontade é dormir pra não ter que ficar sentindo esse aperto no peito. E sinto que eu rico estranha com ele e consequentemente acho que por tá ficando chato pra ele, ele também fica. E a situação só piora, eu não queria mais ficar conversando, só queria mudar e perceber a mudança dele também através da minha. Fico me sentindo sem amigas e eu não quero ficar dependendo dele também, ah não sei se da pra entender. O que acontece é que sempre quando vamos conversar eu me vitimizo também sem perceber e choro horrores, e isso gente, deve deixar ele em uma situação insuportável. Mas eu realmente não sei o que fazer...

A melhor resposta 27 OUT 2017

Oi Thalita.
Imagino o sofrimento que é viver desconfiando e se sentindo insegura... mas se você já está no momento de se sentir mal com isso e perceber que esse modo de "funcionar" não tá legal pra você, já é um momento muito importante e um momento onde você pode e deve fazer um movimento diferente!
A forma como você aprendeu a lidar com o mundo, com as pessoas parece que já não te favorece, mas mudar isso requer uma ajuda profissional... seria muito bom você buscar um Psicologo para te ajudar no autoconhecimento, te ajudar com a reestruturação das suas crenças e visões disfuncionais e para cuidar da sua autoestima.
Desejo boa sorte
beijos
Erica Taylor
Niterói Rj

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

28 OUT 2017

Olá Thalita!
Tamanha insegurança e sofrimento pode estar relacionado a traumas anteriores que não foram elaborados e baixa autoestima.
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível se fortalecer emocionalmente sentindo-se mais segura e amparada neste ou em outros relacionamentos.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 OUT 2017

Olá Thalita,

assim como os colegas colocaram é importante que trabalhe junto a um terapeuta sua autoestima e este sentimento de insegurança. O que pode ter ocorrido é que não tenha obtido segurança o suficiente no desenvolvimento do seu apego. Busque um terapeuta e trabalhe estas questões.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

27 OUT 2017

Olá Thalita, boa tarde.
No seu relato é nítido que existe um sofrimento muito grande acerca do seu comportamento, você "sabe" bastante coisa, por exemplo sabe que seu namorado ama você, sabe que ele fica desconfortável porque você chora e se vitimiza como disse. Agora você precisa se arriscar a ir além desse saber, desse saber que é racional e que não ajuda muito, ou seja, a trabalhar esses sentimentos que você tem e que sobre eles você não sabe. Oriento que marque consulta com um psicólogo.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

27 OUT 2017

Olá
O caminho é procurar ajuda psicológica, você precisa trabalhar sua auto estima . Vc já reconhece que isso não está fazendo bem a você então procure o psicólogo.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

26 OUT 2017

Oi Thalita, pelo seu relato é notório o quanto você precisa das pessoas e o quanto é importante para você ser amada e aceita. Sentir-se insegura em relação aos outros denota uma baixa autoestima, além de um medo grande de ficar sozinha. São sintomas bem claros para mim, e sugiro que você busque ajuda profissional para trabalhar essas inseguranças e entender melhor a si mesma. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza