Não sei lidar com a minha mãe

Feita por >Thais · 25 out 2018 Terapia familiar

Tenho 24 anos e ja tive um relacionamento sério, mas minha mãe sempre ficou muito em cima , teve uma época que ela passou a não gostar do rapaz e fez de tudo para gente terminar , me falava todos os dias que ele não prestava e que se eu decidisse casar com ele , ela sairia completamente da minha vida.Hoje tenho medo de entrar em outro relacionamento e ela ficar em cima novamente, pois ate hoje ela não me deixa sair sozinha diz que tem medo de acontecer algo comigo.Há pouco tempo ela fez amizade com a nossa nova inquilina e eu fiquei igual a ela todos os dias falando que a mulher não prestava , pois com uma semana a mulher vinha quase todos os dias aqui em casa e a mulher sempre me ignorou, fala com as pessoas sem olhar nos olhos e a propria ja disse para minha mãe que é uma pessoa grudenta .Enfim quando se trata dela minha mãe fica sempre na defensiva e ja ate mentiu me manipulando a crer que a mulher era boa ,disse que ela ligou por que ela queria dar satisfação por que a sobrinha ia morar por que ela era uma boa pessoa e isso foi um carinho, eu escutei toda a conversa e era tudo mentira alem da minha mãe ter ligado esse de longe foi o teor da conversa.Tenho muito medo pois ja roubaram 5 mil reais da minha mãe e essa inquilina esta sem imobiliaria e sem fiador, fora que sempre que escuto algo sobre ela é sempre uma historia tragica , sinto que ela eh aquelas pessoas que sugam a energia das pessoas .Minha mãe nunca assume que erra e ja n possui um bom relacionamento com meu irmão pois sempre quer controlar a gnt.Me ajudem não sei mais o que fazer e sei que sou uma pessoa ciumenta mas não sou doente como ela me acusa ,sei que fiz errado em mexer no celular dela sem saber para confirmar se ela estava mentindo ou não, não quero ser uma pessoa possessiva e quero deixar de ser controlada pela minha mãe

A melhor resposta 26 OUT 2018

Olá, Thaís. Lendo seu relato deu a impressão de que uma está presa na outra , não dá para saber ao certo quem é a prisioneira e quem é a carcereira, cada uma a seu modo está contribuindo para manter essa prisão . Fiquei me perguntando quais os ganhos de cada uma que faz valer a pena manter essa situação que não parece confortável para nenhuma das duas. Quais as perdas caso mudassem?
Seria importante buscar ajuda de um terapeuta familiar que aprofundaria a questão e ajudaria a entender os padrões de funcionamento da familia.
Espero ter contribuído para a reflexão.
Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

29 OUT 2018

Bom dia, Thais já parou para pensar que o relacionamento com sua mãe está tumultuado? Você assume que tem ciúmes, reclama das atitudes dela, interfere na relação dela com a inquilina, mexe no celular sem permissão dela para ver se estava mentindo ou não, em contraponto sua mãe te controla em tudo, desse modo sugiro que você procure uma terapeuta para conversar, na terapia a terapeuta poderá ajudá-la a entende qual o seu papel, qual o papel de sua mãe na sua vida e como cada pessoa tem seu lugar dentro do contexto intrafamiliar, assim os conflitos vivenciados a partir da sua tomada de consciência do seu papel dentro da sua família e de como você pode se relacionar com a sua mãe e seu irmão ficará claro para você. Um abraço..

Eliane Weber Psicólogo em Salvador