Não gostar de si mesmo é sinal de depressão?

Feita por >Leila Macedo · 1 fev 2016 Depressão

Tenho uma aversão a mim mesma, como se precisasse ser punida, não aceito meus erros e tenho dificuldade de me relacionar com as pessoas, mesmo feliz sinto tristeza, mas apesar de tudo eu amo a vida!

A melhor resposta 2 FEV 2016

Bom dia Leila, sugiro que você reflita sobre desde quando isso acontece e porque isso se mantém, ou seja, pense sobre os motivos pelos quais você sente aversão a si mesma, tristeza e a consequente dificuldade de relacionamento com as pessoas. Além disso avalie suas reações em contextos específicos (em casa, no trabalho, eventos sociais...), reveja quais outras atitudes poderiam ser tomadas. Estas reflexões poderão ajudar você a conhecer melhor o que esta acontecendo e buscar as melhores formas de agir para melhorar seu sofrimento! Um grande abraço, psic. Karina Pinheiro

Karina Pinheiro Psicólogo em Curitiba

1 resposta

16 FEV 2016

É provável que tenha ocorrido algum fato negativo em sua vida ou alguma relação com alguém que possa ter desencadeado esse tipo de sentimento de autopunição. A tristeza é sintoma de que algo na sua vida não vai como você deseja. Depressão é um diagnóstico, um conjunto de vários sintomas. Logo, você pode não ter depressão ainda, mas seria bom que você buscasse acompanhamento psicológico para trabalhar suas questões pessoais.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 FEV 2016

Bom dia Leila! Não gostar de si mesmo, provavelmente é um sinal de baixa auto estima e pode culminar com uma depressão. Você deve se perguntar a partir de quando passou a não se gostar, sempre foi assim? Ou teve algum fato específico que desencadeou esse sentimento. Possivelmente, você necessita de uma ajuda terapêutica para tentar te ajudar a identificar suas crenças e traumas que fizeram você passar a ter uma visão distorcida sobre você. É fundamental você perceber pontos positivos em você para se fortalecer e se aceitar do que jeito que você é. Algumas pessoas são demasiadamente exigentes consigo mesmas, buscando por uma perfeição inexistente e se comparando com outras pessoas, tornando-se pessoas infelizes, por acreditarem erroneamente que não tem nada de bom. Será que esse é seu caso?
Um abraço!
Zuleide Ordônio.

Psicóloga Zuleide Aparecida Ordônio Paes de Oliveira Psicólogo em Barueri

3 respostas

5 FEV 2016

Leila, bom dia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre você. Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

4 FEV 2016

Prezada Leila,

Acredito que seja importante buscar um profissional de psicologia, não apenas para falar sobre o que sente e entender essa insatisfação consigo, mas também para encontrar em si mesma as diversas qualidades e o valor que possui.

Lugar Psicanalítico Psicólogo em Recife

12 respostas

4 FEV 2016

Leila, você apresenta um problema de auto estima baixa, isto causa dificuldades nas relações interpessoais, procure um acompanhamento psicológico, para você trabalhar suas dificuldades de enfrentar os erros sem muita cobranças e punições. Amar a vida é um bom começo.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

2 FEV 2016

Leila, fico feliz ao ler que ama a vida!! Isso é um bom começo para querer mudar algumas coisas que podem estar te incomodando, seja em você mesma ou no outro. Com seu relato, não pode-se afirmar que o que tem seja depressão, mas que provavelmente teria muitos benefícios se procurasse um psicólogo para entender realmente o que te incomoda e acaba deixando-a triste. Busque alto conhecimento para que a vida que gosta tanto se torne melhor para ser vivida.

Talita Borges Leão Psicólogo em São Paulo

5 respostas

2 FEV 2016

Olá Leila, não necessariamente tem haver com depressao, mas de qualquer forma é uma situação que me parece está te incomodando é isso é importante porque você se movimentou para pedir um exclarecimento, pedir ajuda. Querer ajuda é um passo importante para melhoras e mudanças. Procure um psicólogo e veja a possibilidade de fazer uma terapia para te proporcionar um entendimento dessas dificuldades que você já está percebendo em você. Boa sorte. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

2 FEV 2016

Olá Leila, seria bom que você procurasse um psicólogo para que ele possa ajudá-la a se entender e perceber o que está acontecendo, o que vem causando esse sentimento e porque você o mantém e, ainda, o que você pode estar ganhando em mantê-lo. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

2 FEV 2016

leila, saudaçoes!!!!!! procure um psicologo, ok? tudo isto que vc sente tem uma razao de ser....na psicoterapia vc tera a oportunidade de se conhecer melhor e mudar sua forma de sentir as coisas p melhor, é claro!!!! um abraço fraterno, sandra.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 FEV 2016

Boa tarde Leila
Leila pelo seu relato não fácil para você estes sentimento que você sente com relação a você mesmo. Quando você tomou a coragem e nos procurou para pedir ajuda, já deu o primeiro passo para se autoajudar e realmente você está precisando de ajuda psicológica, porque as causas desses comportamento precisam ser tratada, você está com a autoestima muito baixa e uma visão do seu eu e de mundo distorcida e precisam serem trabalhadas para que você volte a se sentir bem com você e com a sociedade. É preciso entender o que está por traz destes sentimentos e pensamento, por isso, não deixe o problema virar uma bola de neve crescendo sem controle. Oriento a você procurar ajuda de terapia.
atenciosamente:Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife