Não falo com ninguém e agora estou depressivo

Feita por >Gr. Leiko · 28 ago 2019 Depressão

Olá! Tenho 27 anos e desde o começo da adolescência eu desenvolvi uma timidez extrema que só me leva mais para baixo. Até hoje só tive um emprego, e foi por causa de um amigo que eu o consegui. No momento, estou há um ano desempregado e com dividas, e pra piorar não consigo parar de pensar em problemas, principalmente me culpando por ser tão tímido. Às vezes penso até em suicidio, já que não consigo me "transformar" na pessoa que eu sempre sonhei ser. Eu queria ser bastante comunicativo, me sentir confidente com a minha familia, sentir um conforto natural para falar com as pessoas. Eu queria evoluir tanto na vida pessoal quanto profissional. Sempre pensei que eu teria um grande futuro, mas sempre que iniciava algo para tal, eu desistia no meio (ou no finalzinho) por medo de ter que me relacionar com as pessoas. Por favor, me ajudem! Não aguento mais isso!

A melhor resposta 29 AGO 2019

Olá Gr_Leiko! Grato por participar. As pessoas precisam internalizar, de maneira significativa vivências de outras pessoas, assim como precisam externalizar vivências a serem apropriadas por outras. Isso somente é possível na interação. Geralmente as pessoas vão construindo histórias de fechamento expectativas altas ( sem respaldo na experiência) por isso, frustrações que vão alimentando e confirmando sentimento de baixa estima. As experiências reais, ricas, plenas, inteiras, únicas, não são comparáveis, são únicas, por isso raras, por isso valiosas. Procure um psicólogo para te ajudar e dar substância ao seu valor e suas possibilidades. Nós, psicólogos, sentimos grande alegria em poder fazer essa caminhada junto com nossos clientes. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

29 AGO 2019

Bom dia Gr. Leiko, posso ajudá-lo sugerindo a você a buscar tratamento gratuito em uma instituição que oferece terapia como Universidades, Faculdades, ONGs, procure a instituição mais próxima da sua residência, a terapia irá ajudá-lo nas questões que no momento atrapalham a sua vida profissional e pessoal.

Também procure na internet cursos gratuitos de oratória para pessoas tímidas, relações interpessoais, como superar a timidez no trabalho e no dia a dia para ajudá-lo a evoluir e ter sucesso no que realizar em sua vida, você pode começar a sua vida e fazer planos para o futuro. Boa sorte. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador