Não estou aguentando marido e maternidade.

Feita por >Balao azul · 24 mar 2023 Terapia de casal

Tenho 32 anos, sou casada e mãe de um menino de 3 anos.
Meu marido tem depressão crônica, então tudo pra ele é horrível. todo mundo pra é burro, ruim e limitado. Já moramos em várias cidades diferentes, até país diferente e ele nunca se adapta em nada! Eu não suporto ficar pulando de cidade em cidade e mesmo assim faço isso por ele. O humor dele depende do dia, muda de humor igual muda de roupa. Ele trabalha apenas na parte da tarde, e eu trabalho em casa, e mesmo assim todas as tarefas da casa ficam pra mim. Tudo sou eu quem faço.
Acredito que isso esteja roubando minha paciência com o meu filho, eu fico muito nervosa durante o tempo que ele está em casa, a creche está sendo um alívio pra mim.
Em todas as discussões eu saio me sentindo culpada de tudo, sempre sinto que não estou sendo a melhor que poderia ser pra ele. Mas depois eu vejo que estou me colocando em segundo plano me sentindo na maioria das vezes culpada.
Eu penso em pedir o divórcio muitas vezes por mês. Mas eu não me casei pra isso.

Alguém me ajuda por favor!

A melhor resposta 21 ABR 2023

Em todas as discussões voce acaba se sentindo culpada porque nunca priorizou a si mesma, sempre esteve à disposição de um outro, sempre sinte que não está sendo a melhor que poderia ser por que não está para si mesmo, sempre está para um outro e por isso se sente culpada.
Voce não nasceu para ser/estar para outros, nasceu para se realizar; no entanto, esqueceu de si mesma.
De nada adianta pedir divórcio, isso não vai solucionar o teu problema; aumenta o teu problema.
Qual é o seu nível de dependencia? Tuas carências? Precisa solucionar isso, sanear, conquistar o que não conquistou: si mesma.
Se ele está com depressão, que vá se curar, basta fazer Psicoterapia para ver as causas.
Sim, voce não é obrigada a aceitar isso, por isso, deve resolver as tuas questões, antes de qualquer outra coisa
Abraços

5817 respostas

9 ABR 2023

Oi...Bom Dia
Sim, voce não casou para se separar, casou para aprender e viver feliz, mas antes, também não nasceu para casar, nem para ser mãe, nem para ser esposa embora possa ser isso tudo.
Voce nasceu para se realizar-se, conquistar o teu propósito de vida!
Pergunte-se qual o nível de dependência voce tem? Quais as tuas carências?
É isso que voce precisa resolver. Nascemos dependentes mas depois temos que resolver esta depenência, emocional, financeira; temos que promover o nascimento de nós mesmos cmo pessoas autônomas, para ser donos da nossa vida.
Nem seu marido e nem voce se conhecem ainda...
Ele está se deixando comandar pelo humor dele... precisa tartar seu emocional, caso contrário, vai entrar em colapso logo, logo.
Você não está satisfeita com o que faz, não te realiza, não te traz vida, alegria, leveza!
Precisam dialogar, descascar este abacaxi e tratar, curar, planejar resolver, caso queiram continuar juntos.
Façam Psicoterapia para serem auxiliados.
Do contrário, pouco adianta voce se divorciar sem antes compreender por que estão acontecendo estes fatos.
Abraços

5817 respostas

29 MAR 2023

Olá Balao Azul, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso reconhecer nossos limites e nossas possibilidades, para que assim possamos conduzir nossa vida de uma maneira saudável para nós. Com o passar do tempo, você tem feito muitas concessões em sua vida e no relacionamento, para acompanhar seu marido que passa por um quadro depressivo. Provavelmente isso te afastou um pouco de seus objetivos pessoais, te deixando com uma sensação de insatisfação. Porém, mesmo fazendo todas essas concessões, seu marido não melhorou deste quadro, e você tem ficado mais infeliz e frustrada dentro de sua relação, o que acaba por prejudicar a relação junto a seu filho, que deveria ser muito boa para todos. Saber colocar os seus limites de maneira saudável dentro da relação, em um diálogo construtivo, é importante para estabelecer um caminho que seja satisfatório para ambas as partes, e que possa potencializar o melhor de cada um. Não se trata de acabar o casamento, mas encontrar novas formas de se relacionar que beneficiem a todos, e não somente uma parte. Para se encontrar esse bom caminho, o mais indicado é que haja o diálogo entre vocês, e que você possa ter a oportunidade de mergulhar um pouco dentro de você para que possa entender os seus limites, e como é possível lidar com eles na relação. Neste contexto, é importante também que seu marido possa se cuidar, e tratar deste quadro depressivo que você relata. Ao fazer isso, ele vai estar também ajudando você, e contribuindo efetivamente para uma melhora na relação de vocês. Um acompanhamento junto a um profissional de Psicologia pode te auxiliar neste momento, pois é interessante que seus sentimentos sejam melhor trabalhados em um espaço profissional voltado para isso, para que você possa ter a oportunidade de desenvolver novas formas de interagir em com seu marido, que considerem também o bom andamento de sua saúde mental e emocional. Se houver possibilidade, busque um profissional de sua escolha, e inicie seu processo de psicoterapia. Isso pode te auxiliar muito no surgimento de seu bom equilíbrio novamente, e de uma vida que esteja de acordo com o que você espera para si, e para sua relação.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAR 2023

Olá.
Você relata uma situação de opressão, sente-se cansada com as multi tarefas e tendo que tolerar a oscilação de humor do marido.
Ótimo que você trabalha, isso te valoriza como pessoa e profissional.
Quanto a maternidade, a criança é vítima dessa situação, pelo relato, só você pode resolver.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

25 MAR 2023

Oi Balão Azul! Que bom que você escreveu! Você realmente precisa de ajuda. A ajuda deve ser na direção de ponderar os sentidos das coisas, de resgatar melhores formas para lidar com o dia-a-dia, entender tua personalidade, reavivar seus sonhos, metas, integrar tempero de atividades envolvendo lazer, atividade física, objetivos.
A culpa, a dúvida, os fundamentos do bom casamento, precisam passar por processo de aprofundamento de reflexão e avaliação. Toda atitude que tomamos implica consequências.
Será preciso resgatar seu conforto, harmonia, direcionamento de motivação considerando o contexto atual de vida.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.