Não consigo mudar

Feita por >emilly · 4 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Desde já peço desculpas pelo texto enorme.

Eu simplismente não consigo mais, nem tento, e toda vez que tento ser alguém melhor não é o suficiente, nunca sou o suficiente pra ninguém, eu me sinto tão PATÉTICA por querer tanto mudar TUDO em mim mas não conseguir de forma alguma, eu tentei por muito tempo mas desisti, porque NÃO ADIANTA. Eu odeio minha aparência tanto quanto meu caráter, ambos lixos, tentei me sentir bonita mas quando me olho no espelho tudo que vem é uma vontade imensa de chorar, me perguntando várias vezes do porquê eu ter nascido do jeito que sou. Tenho um pouco de inveja da minha irmã, céus, ela é tão linda, um rosto e corpo perfeitos, todos a almejam e gostam dela, já foi amada várias vezes. Eu nunca fui amada por ninguém e sei que nunca serei, acho que fiquei tanto tempo pensando que vou ficar sozinha que só a idéia de alguém se aproximando ou dizendo que gosta de mim me assusta demais, eu não vou ser o suficiente pra essa pessoa, eventualmente sei que ela vai se cansar, da mesma forma que eu mesma já me cansei. Assim como tenho medo da aproximação de outras pessoas, tenho muito medo do futuro, eu não sei fazer nada de útil, que vá me levar a ter uma carreira no futuro, então o que vai acontecer? Eu não quero viver pra saber, sou muito covarde. Já tentei suicídio por meio de remédios, não resultou em nada porque devo ter tomado muito pouco ou os comprimidos errados, deixei uma carta, assim que acordei no dia seguinte fui procurar e não achei, acharam e não comentaram sobre nada, fiquei muito aliviada por não terem falado nada, minha mãe é bem rígida com essas coisas, ela nunca que iria me levar num psicólogo e sim pra igreja, ela acha que todos os meus problemas vão se resolver lá, eu odeio aquele lugar. Eu nunca conversei com ninguém sobre isso, e nunca irei, a ideia de me revelar tudo que sinto é aterrorizante, eu não quero parecer frágil pra ninguém. Ainda tenho tendências suicidas, certamente irei pôr um fim na minha vida, apenas não sei quando, espero que um dia todos me perdoem.

A melhor resposta 10 NOV 2020

Minha querida, não sei o que aconteceu na sua vida para você ter uma autoestima tão ruim, mas o fato é que nesse momento você precisa parar tudo e procurar ajuda profissional. Vejo que está sofrendo muito. Dessa forma, realmente as coisas parecem muito ruins, definitivamente ruins, mas não são. Acredite em mim, há solução para você.
Todos nós temos características únicas, sejam físicas, sejam psicológicas. Você tem seu jeito de ser, sua essência e história de vida.
A primeira coisa que não deve fazer é se comparar com outras pessoas. Cada um tem sua caminhada, seu jeito, sua percepção do mundo, gostos, sonhos, etc. Somos únicos e maravilhosos como somos.
Acredito que você carregue muita tristeza, memórias difíceis, histórias de insucesso e que neste momento, esteja vivendo um tempo difícil. Mas pare, respire, avalie, perceba o que está sentindo, nomeie suas emoções. O que sente? Raiva? Tristeza? Decepção? Todo sentimento pode ser ressignificado, trabalhado, transformado.
Se alguém te disse algum dia que você não é boa suficiente para ser, conquistar, amar, trabalhar, e você acreditou, faça o caminho de volta. Não se maltrate dessa forma. Seja gentil com você mesma.
Estou à sua disposição. Será um prazer lhe atender e conhecer a sua história.

Elisabete Viana Cabral Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

10 NOV 2020

Bom ter o seu contato Emilly!!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

8 NOV 2020

Oi Emily percebo o quanto é pesado tentar atingir expectativas dos outros. Também sinto que pode estar pesado para você sentir assim e passar por isso sem compartilhar com alguem. O medo, as expectativas, nossas imperfeições podem mesmo nos ferir. Parabéns por vir até aqui e compartilhar um pouco conosco!
Se possível não passe por isso sozinha, busque apoio profissional, percebo que acha que não é compreendida em casa, mas buscar ajuda é muito bom.
Não sei se conhece mas tem o CVV ligue 188 (Como Vai Você?) Com uma central de atendimento pronta para ouvi -la.

Carolina Passos G. Ramos Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

5 NOV 2020

Olá Emilly! Que bom que você escreveu! Isso é prova de aprendizado, de busca por apoio. Quem escreve, escreve para algúem, alguma comunicação. Como devemos responder a ela? Com honestidade, com respeito, com empatia. Claro que a medida exata da tentativa, não tempos, mas quando tentamos fazer algo ético, possível e útil, se usarmos as técnicas e estratégias certas, com persistência, acabaremos conseguindo, na imensa maioria das vezes. Você conseguirá, nós conseguiremos. Os seres humanos somos grupais, precisamos conversar de verdade, precisamos interagir. Quando estamos isolados e pessimistas, sem nos dar conta, comprovamos a tendência negativa. Ocorre que essa tendência, não leva em conta, com naturalidade os fatos, vê as coisas com pessimismo e desesperança.
Vamos conversar! Será muito grantificante, a um de nós, psicólogos, poder te ajudar a ver, sentir, interpretar as coisas, comportar-se com energia positiva.
Procure por um de nós, com abertura mental, disciplina, empatia, persistência, muita persistência.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

5 NOV 2020

Olá Emilly...
Não há pelo que pedir desculpas, fez muito bem em escrever, isso ajuda a aliviar os sentimentos.
Parece-me que você está com a autoestima muito baixa, se colocando cada vez mais no "fundo do poço", não encontrando sentido para sua vida, e principalmente não se amando e se dando o valor necessário.
Devemos nos amar em primeiro lugar, antes de exigir o amor de alguém.
Esses sentimentos de inutilidade, vazio, solidão, não ter valor, se achar um lixo, feia, com medo e outros que citastes, demonstra o quando já não acredita mais em você, em sua capacidade, em suas habilidade e competências.
Oriento você a buscar ajuda de um psicólogo, para poderes compreender todos esses sentimentos e quais são suas origens, trabalhar sua autoestima, para sentir-se melhor com você mesma e enxergar a beleza que há em você. Compreender quais acontecimentos impactaram sua vida a ponto de não querer mais fazer parte dela. Buscar uma orientação profissional para te ajudar a encontrar satisfação e prazer nas atividades que desenvolve. Entender o que te causa tanto repúdio ao contato com outras pessoas e aprender a trabalhar com o contato humano.
Busque o autoconhecimento, conhecer a si mesmo, seus gostos, preferências, para levar uma vida mais satisfatória.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste