Não consigo entender porque isso acontece!

Feita por >Marcelo · 6 fev 2019 Habilidades sociais

Eu não sei se isso é timidez ou o que seja.
Mas eu tenho muita dificuldade em conversar com as pessoas, não os familiares, mas amigos e pessoas q eu gostaria de conhecer ou fazer alguma amizade.
Com algumas pessoas eu ate levo um tempo e consigo ser eu mesmo, mas com outras não consigo, nem que eu queira. As vzs pelas redes sociais eu consigo conversar bem mais que pessoalmente. N sei, quando estou cara a cara não consigo ter um assunto, não consigo falar sobre nada, minha mente fica em branco, não penso nada, no final acabo ficando so calado em um canto afastado de todos. Não consigo me comunicar ... E isso consegue ser pior com a pessoa que eu gosto, pareço ser 2 pessoas diferentes .... No Whatsapp eu sou uma pessoa legal, q consegue manter uma conversa, interessante etc ...
Pessoalmente eu sou calado, n consigo falar nada, não tenho assunto, acabo sendo desinteressante ... Não sei oq fazer para melhorar isso, eu não sei o que seria.

A melhor resposta 10 FEV 2019

Olá Marcelo, obrigada por compartilhar sua dificuldade.
Parece que você sofre de ansiedade social. Provavelmente você apresenta crenças e pensamentos automáticos que fazem com que você "trave" na hora de interagir. Provavelmente essas crenças se referem a o que as pessoas vão pensar se você falar alguma bobagem, que as pessoas te acham desinteressante, que nada do que você vai falar será bom, que você vai parecer tolo. Esses são os pensamentos mais comuns de quem sofre de ansiedade social. E eles invadem a mente de maneira tão automática que as vezes nem nos dámos conta e já somos tomados por um medo enorme.
A Terapia cognitivo-comportamental é muito indicada para tratar esse problema, sugiro que procure ajuda psicológica, você se sentirá melhor e terá uma vida socar muito mais satisfatória.

Estou à disposição se precisar
Psicóloga Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

16 JUN 2019

Olá Marcelo,
A mente humana, principalmente a infantil, é muito maleável e facilmente impressionável. Nessa fase da vida ela é bombardeada com muitas informações e cada recebe, do meio, essas informações de uma forma diferente, dependendo de vários fatores que precisam ser analisados caso a caso.
É muito provável que você tenha introjetado informações tais que te levam, hoje, a agir e reagir dessa forma. Essas informações estão programadas em teu inconsciente e você reage em consonância com elas. Não costumo nomeá-las, apenas percebê-las.
Em um processo terapêutico te ajudo a entrar em contato com essas programações inconscientes e a ressignificá-las. Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

24 MAI 2019

Ja passou pela sua cabeça que essa possa ser a sua personalidade? Ja procurou fazer terapia pra ver se melhora?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

7 FEV 2019

Olá, Marcelo. Como vai?

Me parece que há uma grande insegurança quando se trata de se expressar e socializar, mas seria necessário um aprofundamento nas questões que você levanta, para que se pudesse compreender melhor os porquês e as raízes dessa insegurança, e à partir daí poder buscar meios e alternativas que pudessem te ajudar a melhorar a situação. Para tanto, recomendo que procure um psicólogo.
Caso precise, pode contar comigo. Até mais.

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto