Não consigo distinguir a mentira da verdade sobre a minha vida

Feita por >Anônimo · 3 dez 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu era uma pessoa mentirosa. Mentiras das mais insignificantes (como sonhos, gostos, passatempos, entre outros) para as mais pesadas (quais prefiro não citar). Nesta quarentena, analisando minha conduta, percebi o quão desprezível eram essas situações, e decidi pôr um fim. Confessei uma boa parte das mentiras aos poucos — felizmente — envolvidos, e comecei a mudar o meu comportamento. Todavia, comecei a ter "problemas" para diferenciar os fatos que ocorreram em minha vida com a realidade. Tornou-se difícil crer em coisas do passado que, outrora, julguei como um fato. Causa-me uma angústia grande, ao ponto de pensar em "cortar" minhas relações com uma amizade incrível, por não saber mais até quanto menti. Eu preciso de ajuda, pois, por começar a pouco tempo, julgo ser mais fácil de resolver. Desde já, agradeço.

A melhor resposta 5 DEZ 2020

Olá, Alessandra.
Longe de qualquer julgamento de conduta é preciso reconhecer a importância das mentiras na sua vida como um recurso que encontrou para lidar com algumas verdades dolorosas.
É muito comum mentirmos para nós mesmos, ainda que de maneira inconsciente, através de afirmações, crenças que atribuimos aos outros e até a nós mesmos.
O importante é que vejo que já está em um processo de desconstrução de um padrão nocivo, uma vez que identificou o quanto pode impactar na manutenção dos seus vínculos.
É um passo importante e corajoso, mas como qualquer processo, requerer tempo, elaboração e o auto perdão.
Um processo psicoterápico pode te ajudar a entender algumas questãoes importantes, tais quais:
O que eu tenho ganhado com as mentiras que criei?
Existe algum padrão nas minhas mentiras?
De quais verdades tenho evitado encarar?

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

8 DEZ 2020

Alessandra tudo bem?
Procure uma psicoterapia para se conhecer!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

8 DEZ 2020

Cara Alessandra, entendo sua aflição. De fato o mundo das mentiras parece sedutor, mas é um engano. A mentira é prejudicial em todos os aspectos, pessoais, relacionais, sem falar nas consequências mais sérias. Em tempo, vc percebeu que havia algo muito ruim acontecendo com vc e decidiu mudar. Ótimo!
Entretanto, nossas ações são como sementes que plantamos. Elas crescem, aparecem e geram reações.
Nesse momento, você precisará de acompanhamento profissional para lidar com a reconstrução de uma vida pautada na verdade e autenticidade. Algumas perdas serão inevitáveis, outras contornáveis, mas o importante é que vc já está na direção certa.
O caminho do crescimento pessoal passa pelo despertamento, mudança e coragem.
Coloco-me à sua disposição.
Força!
Elisabete Cabral.
Psicóloga

Elisabete Viana Cabral Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

6 DEZ 2020

Alessandra, parece q as mentiras fazem parte de sua vida. E felizmente vc conseguiu contar a verdade e desfazer algumas delas. Porém isso confundiu vc. Vc confundiu realidade com mentira.
O quanto deve ser confuso p vc esse sentimento. De falta de conexão .
Vc precisa fazer terapia,buscar essa conexão, buscar seu auto conhecimento.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 DEZ 2020

Oi Alessandra Nunes,
Provável que tenha mentira para sustentar uma imagem que não era. Porque se construiu em cima de uma realidade que não era você.
Volte para dentro de ti mesma, com as mentiras passadas, não precisa fazer nada, elas já caíram por terra, basta que seja você mesma de agora em diante.
Precisa sim descobrir-se, saber quem é, qual a sua verdadeira identidade e ver-se de acordo com esta Identidade e não se adaptar ao que os outros pensam e dizem de ti. Precisa construir-se segundo a tua identidade verdadeira. Caso contrário, vai continuar sentindo-se vazia, em solidão, triste e frustrada.
Abandone a bajulação dos outros e seja autêntica contigo mesma.

5817 respostas

5 DEZ 2020

Alessandra , vc está muito confusa dos seus pensamentos sentimentos...
Procure tratamento psicológico. Para se desenvolver e se fortalecer emocionalmente.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 DEZ 2020

Olá Alessandra! Que bom que você escreveu! Você mentia porque não podia lidar com a verdade. Esse fato é muito frequente na vida da pessoas, quando acham que o que estão vivendo não está satisfatório. A verdade íntima, profunda, não precisa e nem dever ser necessariamente pública. Há uma intimidade a ser preservada. Não corte suas relações com predominâncias construtivas e éticas. Lembre-se: (Pode-se dizer que quem é sempre verdadeiro, está refém de uma frágil verdade e de uma inevitável mentira).
Gradativamente você irá aprendendo a lidar com o tempero entre verdades a serem ditas e verdades que não devem ser ditas, assim como aprenderá a lidar com as mentiras úteis, necessárias, com justificativas éticas.
Será muito enriquecedor você aprofundar essas questões através da conduta científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.