Não consigo confiar em meu marido

Feita por >Morena · 4 ago 2017 Separação

Sou casada a mais ou menos 10 anos, meu marido vem de outro relacionamento. Temos duas filhas maravilhosas, porém , não consigo mais confiar nele. De alguns tempos pra cá , por um descuido dele e curiosidade feminina, descobri que ele tem a ex dele como amiga no Facebook . Fiquei chocada, arrasada, brigamos e nada...mas já com aquela desconfiança, sempre que tenho oportunidade, não vou negar, dou aquela espiada e sempre encontro uma mensagem dela mas nunca uma resposta concreta dele..isso abalou muito nosso relacionamento, pois ele viaja muito a trabalho e eu já fico imaginando coisas...e detalhe, a ex adora se passar por coitadinha e ainda, é amiga da minha sogra... sempre que vejo algo que acho errado , não consigo ficar calada, cobro e, ele praticamente jura que não tem nada haver... gosto muito dele, amo minha família mas vivo perturbada com essa situação. Já pensei que uma separação pudesse ser melhor pra nós mas aí vem a dúvida: e se eu tiver me precipitando? será que não estou sendo egoísta com minhas filhas? Será que é isso mesmo que estou pensando???

A verdade é que não consigo resolver nada...sou estudante e no momento estou desempregada...e sinto que essa situação atrapalha até no meus estudos..

A melhor resposta 5 AGO 2017

Cara Morena, quero desde já agradecer pelo seu contato e confiança nos profissionais deste site. Pelo que percebo em seu relato não há evidências concreta e reais da infidelidade de seu esposo. É preciso ter cuidado para que com esses pensamentos e comportamentos de desconfiança e ciume não desperte nele a vontade de se afastar de você para evitar a situação de conflito conjugal e que também não o estimule a fugir e buscar em outros caminhos a paz e harmonia não encontrado no ambiente familiar. Quando o pensamento gera uma emoção disfuncional e comportamento desadapitado que gera sofrimento psicológico na pessoa o indicado é que se procure ajuda numa psicoterapia. Como vocês formam um casal e ambos estão envolvidos nesta dinâmica disfuncional que está interferindo na relação harmoniosa do casal seria aconselhado uma psicoterapia de casal para que os dois abra mão de sua visão de mundo e passe a enxergar o outro e buscar resgatar essa confiança que se perdeu em algum lugar. De alguma forma você desenvolveu essa carência de atenção, esse desamparo e o medo de perder e automaticamente você pode está se autossabotando expulsando seu marido aos poucos de sua vida por medo de perdê-lo e para ter um hálibe e não culpabilizar-se você vive procurando provas de possíveis delitos de traição dele que possam comprovar o seu pensamento disfuncional, ou seja, isso pode ser só fruto do seu pensamento, da forma como você aprendeu a se defender por não conseguir lidar com as perdas. Por isso, seria bom investigar na psicoterapia onde, quando e como você formulou esses esquemas na sua personalidade. Tudo isso precisa ser investigado e trabalhado em você para realmente entender se é uma construção sua ou ele contribui com atitudes e comportamentos que geram essas desconfianças. Se ele se negar a fazer a terapia de casal, faça você a psicoterapia para resgatar o seu equilíbrio emocional e tomar as rédeas de sua vida e investir energia em você como pessoa independente dele e aí poder discernir se esta relação está ou não lhe trazendo benefícios emocional e psicológico e decidir a sua vida.
Espero ter ajudado, á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

19 AGO 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno.
A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais. No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes.
É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior. A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

4 AGO 2017

Boa tarde Morena,

As dúvidas minam qualquer tipo de relacionamento. Afinal, elas indicam que há falta de comunicação aberta e saúdavel entre o casal. Te sugeriria comunicar estes sentimentos ao teu esposo como tu expõe aqui. Se houver dificuldade na comunicação entre vocês, a terapia de casal ajudará muito.

Espero ter auxiliado.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis