Não confio em ninguém

Feita por >Amanda Amoedo · 19 mar 2018 Habilidades sociais

eu não consigo confiar em ninguém para contar meus sentimentos, desabafar, o que eu faço?

A melhor resposta 20 MAR 2018

Boa tarde Amanda a confiança não nasce espontaneamente entre duas pessoas. Ela se constrói aos poucos, com cada ação que prova a honestidade no coração de cada um. E, quando alguém trai a confiança de outro, é um processo três vezes mais longo para reconstruir o que foi perdido, algumas vezes uma pessoa esta sujeita a passar por certas situações que farão com que deixe de confiar. Sugiro que comece uma psicoterapia para que você consiga identificar onde e porque começou esse problema, saiba que o psicólogo possui escuta empática, analítica e interpretativa do que é dito, nunca dá opinião formada (preconceituosa) sobre assunto, não julga, sempre disposto a entender o que o outro tem a revelar, utiliza-se de técnicas psicoterapêuticas que fazem com que o individuo que desabafe entenda o motivo do seu anseio/medo. O psicólogo é sigiloso, não podendo revelar nada do que é dito em análise. Me coloco a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

20 MAR 2018

Amanda, boa tarde! O ideial é que você inicie uma psicoterapia para entender se a falta de confiança sempre esteve presente nos seus relacionamentos ou se situações aconteceram em sua vida que lhe levaram a concluir que era melhor não mais confiar. A psicoterapia pode lhe ajudar a refletir. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

20 MAR 2018

Amanda, boa tarde! A falta de confiança nos outros normalmente está relacionada ou à experiências traumáticas de quabra de confiança ou a um aprendizado de que não podemos confiar nos outros. O mais indicado é que você comece uma psicoterapia para entender o que gerou essa crença em você e para que possa avaliar a possibilidade de modificar esse padrão. Os relacionamentos, principalmente os profundos e de intimidade, se estabelecem também tendo como alicerce a confiança mútua, e não conseguir confiar pode dificultar esses laços. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

20 MAR 2018

Olá Amanda!

Você já passou por várias decepções relacionadas a confiança?
Nunca teve experiência positiva ao que se refere a relações de amizade? Nem todas as pessoas são confiáveis, no entanto, sempre há exceção. A confiança nas relações é algo que se constrói com o tempo. Não se deve compartilhar intimidades logo de início, a relação de confiança se constrói gradativamente. Por outro lado, se você percebe incapaz de se relacionar e confiar nas pessoas, é importante buscar ajuda terapêutica, pois nenhuma pessoa é uma ilha, necessitamos de interação e de amizades saudáveis.
Se preciso for, busque ajuda, te fará bem!
Atenciosamente,
Eriberto Lemos

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

20 MAR 2018

Olá Amanda!
É algo que você constatou, ou disseram para ti? Se contudo não consegue confiar nas pessoas, ainda resta confiança em si mesma? A confiança se localiza nas pessoas, ou em você? Nas pessoas e em você? De qualquer maneira, já ofertou um passo importante neste desafio: observar o que lhe ocorre e que incomoda-a.
Caso considere necessário lançar um olhar mais ampliado neste contexto, acesse um (a) psicoterapeuta.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

20 MAR 2018

Olá Amanda, sentimento e comportamentos são aprendido a partir de como experiênciamos as situações que ocorrem na nossa história de vida, ou seja, ao longo d sua história você deve ter passado por situações que gerou em você um mecanismo de defesa para poder sobreviver as suas dores e agora evitado sofrer você utiliza esses mecanismo. Entretanto como a descondiança não é uma forma saudável de enfrentar a situação porque remete a fulga e evitação de enfrentar e sim ê um autossabotamento porque deixa de aprender com as experiências que faz parte do crescimento pessoal gera sofrimento psicológico uma vez que causa um certo isolamento social. Percebo que você precisará de ajuda de um psicólogo para trabalhar esses medos e desconfiança para poder conviver de forma saudável e aprender a não usar as experiências ruins como um copo de veneno e sim como um aprendizado e crescimento que faz parte do existir como pessoa em sociedade. Espero ter ajudado á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

20 MAR 2018

Olá Amanda...! Não confiar nos outros pode ser reflexo de experiências desagradáveis no passado, por ter confiado em pessoas que te desapontaram. Aí se faz importante um análise de sua história para entender e avaliar se você deseja modificar esse comportamento. O auto conhecimento poderá ser bastante compensador.
Busque um profissional com quem você faça vínculo e sinta-se a vontade para dividir suas angústias.

Meu desejo de sensação de liberdade pra você.

Abraços!!
Wládia Morais

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro