Não amo e nem tenho mais desejo pelo meu marido. O que fazer? #2

Feita por >Silvana · 11 set 2015 Terapia de casal

Tenho 35 anos e estou casada há oito anos. Durante esse período de tempo já enfrentei muitas crises. Eu era uma mulher com sonhos, desejos, deixei tudo de lado, pois nada ele gostava, nem de sair para festas, nem mesmo jantar fora. Logo após o nascimento de meu filho, que hoje tem sete anos, engordei alguns quilos e meu marido me humilhava muito, dizendo que eu era feia e gorda, fugindo dos meus carinhos sempre. Já fui agredida fisicamente três ou quatro vezes, mas sempre perdoei, porque ele chorava e dizia ter perdido a cabeça, mas que me amava. Há mais ou menos um ano fui diagnosticada com depressão, estou afastada do meu trabalho e tomando muitos remédios, mas mesmo assim não consigo ficar bem. Me sinto presa nesse relacionamento e sempre que tento conversar, sugerir uma separação, ele chora, passa ou simula passar mal e diz que não pode me perder. Com isso vou me anulando e permanecendo nisso. Agora estou no meu limite, não consigo mais sentir desejo sexual por ele. Eu gosto dele, mas sinceramente gostaria até mesmo que ele se apaixonasse por outra e me deixasse em paz. Me ajudem por favor!

A melhor resposta 14 SET 2015

Oi Silvana. Tudo bem? Já que você não tem força e não encontra caminhos para tomar as atitudes necessárias ao seu bem estar. Sugiro que procure um profissional que lhe ajude nessa tarefa. A principio o que tenho a lhe dizer que somente você poderá fazer mudanças eficazes em sua vida. Não espere seu marido se apaixonar por outra mulher para que ele decida por você. Sua vida é sua responsabilidade. Um grande abraço.

Consultório de Psicologia Patrícia Ferreira Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

12 SET 2015

Boa noite Silvana!
Você disse que foi diagnosticada com depressão e faz uso de medicamentos, mas não disse se está fazendo psicoterapia.
O ideal para a tua situação seria uma terapia de casal. A terapia de casal pode salvar um casamento em conflito e ajuda o casal a reconstruir a vida.
Também pode optar pela terapia individual. O apoio psicológico é fundamental para o alívio dos sintomas da depressão. Ajuda a recuperar a autoestima, a atenção e concentração e a encontrar objetivos de vida.
Abraços!

​Psicóloga Judith G. R. de Toledo Psicólogo em São Bernardo do Campo

7 respostas

12 SET 2015

Silvana, talvez vc ainda esteja muito magoada com seu esposo por conta das agressões que sofreu e provavelmente esse sentimento de amargura perdurou até hoje, o que pode ter feito vc perder o desejo sexual por ele. Você disse que na época das agressões vc o perdoou, mas será que houve realmente um perdão? Vocês chegaram a conversar e acertar o relacionamento entre vcs quando tudo aconteceu? Me parece que vc foi carregando esse relacionamento como um fardo e por isso hoje vc não sente mais vontade de permanecer casada. Um casamento é composto de diálogos e companheirismo mútuo, na qual mesmo quando há falhas, há conversas, compreensão, perdão e acertos, caso contrário o casamento vai se acabando. Silvana, você tem a opção de permanecer casada porque vc sente pena do seu esposo, isso vai te levar a continuar no estado em que está. Outra opção é permanecer casada mas decidindo mudar o rumo da história de vcs, decidindo se amarem e se respeitarem conforme os votos que vcs fizeram provavelmente quando se casaram. Isso vai exigir perdão e mudanças de atitude entre vcs, porque o amor não acaba, o que acaba é a decisão de amar. Agora vc também tem a opção de não querer mais permanecer casada e de não mais amá-lo, no caso desta escolha, o melhor a fazer é conversar e terminar o relacionamento.

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos

18 respostas

12 SET 2015

Ola Silvana
Inicialmente gostaria de te orientar para procurar um profissinal para lhe acompanhar. Sao varias demandas... sonhos, expectativas e frustacoes fazem parte do nosso cotidiano e devem ser nossos companheiros ao longo da vida. Porem a forma como lidamos com eles podem nos causar sofrimento, e isso vc relata com bastante clareza. Existe neste seu relacionamento uma necessidade de dependência que precisa ser avaliada, pois vc relata distorcoes que nao sao adequadas, pensando num cotidiano saudavel. O diagnóstico que vc possui, nos aponta um caminho para tracar um percurso que se iniciara com com a mudanca de pensamento, sentimentos e comportamentos. O seu fortalecimento proporcionaria a tomada de decisao clara. Abracos

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

12 SET 2015

Boa noite.

Observo através de seu depoimento que tem perdido sua identidade nesse casamento, e isso gera uma angústia e sofrimento onde está sendo somatizada e levando a uma depressão.

Seria ideal que você busque uma psicoterapia o mais rápido possível, tendo em vista que nessa relação, além de você está sofrendo, existe um contexto familiar onde seu filho e marido também estão sofrendo. A psicoterapia vai te ajudar a lidar com essa situação.

Abraços

Raquel Schmidt Ferraz Psicólogo em Santo André

1 resposta

11 SET 2015

Oi!

Você afirma não sentir mais amor ou desejo pelo seu marido e ao mesmo tempo, comenta que vem se anulando com frequência ao longo desses oito anos de vida conjugal. Fiquei com a sensação de que sentes falta da mulher que fostes um dia.

Descreves que vens sofrendo agressões, estás sem uma vida ativa profissionalmente e, ainda se sentindo presa. Mas, funcionando à base de medicações não seria o suficiente para que você consiga manusear suas questões da melhor forma.

Seria interessante que você buscasse iniciar um processo terapêutico para que você possa compreender seus próprios mecanismos.

Busque a si mesma através da terapia!

Khristian Barbalho Fragoso de Sequeira Psicólogo em Rio de Janeiro