Namorado viciado em poker, o que fazer?

Feita por >Nat · 25 mai 2022 Psicologia clínica

Meu namorado é viciado em poker. Começou a terapia há 1 semana para tratar. Ej sei que ainda não deu tempo de fazer efeito mas isso tem me afetado demais.
Namoramos há 2 anos e quero me casar mas ele diz que por conta das dívidas no jogo não pode nem pensar em morar junto antes do meio do ano que vem. Acontece que isso está me gerando uma frustração muito grande. Por conta disso, toda vez que vejo alguém casando e indo morar junto fico deprimida. Tentar abordar l assunto com ele é ir pra discussão pois ele diz que não tem condições financeiras. Ontem acabamos brigando por conta disso, ele foi pro poker e perdeu 7 mil reais.
O fato dele perder mais dinheiro, acumular mais uma dívida me deixa ainda mais deprimida porque adia ainda mais o meu sonho de me casar.
Me vejo sacrificando nosso lazer pra ele juntar mais dinheiro pra pagar a dívida que tem e em uma noite ele acaba perdendo mais 7 mil reais.
Tenho vontade de terminar l namoro mas me sinto confusa pois gosto dele.
Não sei o que fazer. Qual seria o melhor caminho?

A melhor resposta 28 MAI 2022

Olá Nat.
Sugiro fortemente que você procure fazer terapia psicológica antes de qualquer atitude que tomar pois a dependência emocional pode levar a comportamentos tão prejudiciais quanto o vício em jogo. Você pode permanecer presa na sua insegurança e incapaz de tomar decisões necessárias ao seu bem estar físico e mental. Dois anos de namoro é tempo suficiente para obter o conhecimento necessário para firmar a relação amorosa. A grande maioria dos namoros termina porque as partes percebem que não há afinidades suficientes para um relacionamento seguro baseado no respeito e responsabilidade de ambos. Mais importante que acreditar em palavras é observar as ações concretas em direção aos objetivos propostos. Espero tê-la ajudado e estando disposta a vir para terapia, olhar a fundo os seus sentimentos, medos e emoções que podem levá-la ao autoconhecimento e a clareza que precisa para resoluções de problemas. Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

26 MAI 2022

Compulsão por jogo, como a palavra diz, tem o costume de não parar
É como vício em drogas e o tratamento é longo e difícil, com muitas recaídas. Como está a situação psicológica e financeira dele, tão cedo ele irá se erguer.
Você deve avaliar qual o futuro que você quer pra sua vida

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

26 MAI 2022

Oiiieee Nat!!! Obrigada pela partilha!
Eita, mulher... você quer casar com alguém ou quer se casar com ele?
Você gosta dele ou da ideia de estar com alguém e ter a possibilidade de realizar seu sonho?
Vejo que esse é um relacionamento que não corresponde às suas necessidades e expectativas para um relacionamento saudável.
É cabido, com certeza, você rever o que te mantém nesse relacionamento e entender qual é o espaço que ele ocupa no seu mundo!!
Conta comigo para entender, a partir de você, qual é o SEU melhor caminho!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

26 MAI 2022

Oi Nat....
O que você quer na vida? Qual o seu objetivo de vida?
O que está fazendo? Tem necessidade de sofrer?
Será que foi para isso que você nasceu? Para sofrer?
Você é dona da sua vida. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para escolher a tua realidade.
No entanto, como está escolhendo? O que você está atraindo?
Qual a necessidade de estar ligada a este tipo de pessoas?
Precisa de Psicoterapia de Autenticação, precisa certificar a si mesma para poder se dar o devido valor e automaticamente afastar pessoas que puxam para baixo.
Cada um é responsável por si... ele precisa encontrar a razão de estar viciado em jogo... é uma dependência, é um vício, como a cocaína ou outra pior... mas isso não é compromisso teu.
O teu compromisso é contigo mesma e afastar quem não vibra na tua frequência.
Caso contrário, vai sofrer... e isso, também é uma escolha tua.
Abraços.

5817 respostas

26 MAI 2022

Olá Nat! Obrigado por escrever. Precisaremos de mais dados, como idade, história de vida (real) dela, história escolar, planos reais dele, força interna dele, força interna tua.
Na maior parte das vezes, com poucos dados, em tese, a alternativa mais comum, em termos numéricos, é olhar para dentro de si, ser a namorada essencial de si mesma, terminar o namoro.
Antes disso, será prudente você refletir mais cientificamente com a ajuda de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes - A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, destrua criadouros de mosquitos. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.