Namorado neurótico

Feita por >Anônimo · 3 mar 2019 Neurose

Bom dia!
Há um tempo já sabia que meu namorado sofria de ansiedade porque ele mesmo se responsabilizou em me dizer.
Até o início do namoro, eu agia normalmente. Mas, aos poucos, tenho a impressão que o excesso de desconfiança dele (advindo de neuras) desencadearam em mim comportamentos que desconheço. Não sei se tem relação com o fato de ele ser meu primeiro namorado e com o fato de ele ter tido relacionamentos complicados.
Temos apenas 4 meses de namoro e toda semana há uma briga, seja por uma neura dele ou por uma minha. Ele costuma me culpar normalmente, embora haja com arrependimento no início. Fica "matutando" a discussão, parecendo encontrar erros para levar a uma competição. E me acusa de fazer isso.
Fora isso, na última sessão com o psicanalista, ele comentou que o próprio disse que "as desconfianças dele tem um fundo de verdade". Que tipo de profissional é esse? Não sei se é estratégia para melhorar a neurose dele, mas isso alavancou inúmeros comportamentos no meu namorado. Por mais que eu o goste muito dele a ponto de considerar amá-lo, tenho pensado constantemente em término, chorado ao menos uma vez por semana e não lembro desse tipo de comportamento e sentimento quando estava solteira ou no início do namoro.

A melhor resposta 24 MAI 2019

Sera que você ainda ama seu namorado? O que te motiva ainda a estar com ele?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

5 MAR 2019

(Anônima), bom dia! Seu texto diz: "primeiro namorado"; isso reflete a nossa cultura de, na maior parte das vezes, as pessoas experimentarem alguns namoros, antes de decidir-se pela evolução dos vínculos. Assim será interessante considerar que esse processo de experimentar um certo sofrimento ao encerrar um namoro e começar outro, ainda que sofrido, pode amadurecer e é comum. Você cita ansiedade e neurose: ansiedade é inevitável, a questão é ver se ela está em nível razoável, negociável com o outro, neurose é um conceito amplo, com diversas definições e dinâmicas. Será muito enriquecedor você poder trocar suas vivências com algumas pessoas ponderadas, "neutras" e "confiáveis", sendo possível, com a inclusão de um psicólogo. Grato Ary Donizete