Namorada inexperiente cogitou em terminar comigo por curiosidade?

Feita por >DR · 17 out 2022 Abordagem psicológica

Olá, espero que todos estejam bem.

Tenho 19 anos e minha namorada idem. Estamos namorando há 3 anos, quando começamos ela tinha 15 e eu 16 – Idades estranhas por conta de meses de diferença.

Foram 3 anos intensos, com muitos passeios, presentes, momentos incríveis. Ela tem depressão e sempre ajudei ela nesse combate.

Moramos em cidades próximas, então nos vemos todo fim de semana, o resto da semana é Virtual.

Ela passou em faculdade há 1 ano e, nesse 2º semestre, do nada me chama para a casa dela para conversarmos sério. Ela me deu alguns motivos como distância etc e disse que queria terminar. Ao dizermos tchau, desabamos e não conseguimos terminar.

Dias depois me toquei que ela disse coisas como: “Sou nova demais”, “minha irmã disse que ao começar a facu iria conhecer pessoas novas”, etc… Então me toquei que ele estava escondendo o verdadeiro motivo: Curiosidade em novas pessoas.

Questionei ela sobre isso e ela admitiu. Tivemos outra discussão… Ela chorou e tudo mais, falou que foi só uma dúvida, mas que ela viu que o homem da vida dela sou eu.

Nos reconciliamos novamente, mas agora com uma cicatriz: Vivo em constante insegurança dela me deixar por outro, seja de maneira pacífica ou traição. Sinto constantemente que ela vai enjoar de mim para tentar alguém novo.

O que fazer?

A melhor resposta 18 OUT 2022

Olá DR,
É doloroso passar por essa situação. Mas fica claro que apesar dela gostar de você está decidida a não ter um compromisso no momento. Se parar para pensar, ela está sendo muito honesta e sincera contigo.
O melhor a fazer é cuidar do seu emocional. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, trabalhar a autoestima e a dependência emocional é fundamental para ter forças nesse momento.
Fico a disposição.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 OUT 2022

Oi DR! De fato vocês iniciaram o relacionamento muito jovens e, por ser uma paixão que teve início na adolescência, os sentimentos podem ser muito intensos! Entendo sua insegurança, mas sua felicidade não deve ser depositada apenas em um relacionamento. Por isso o processo psicoterapêutico te auxilia a criar novas estratégias para melhorar sua autoestima e autocompaixão, diminuindo sentimentos de dependência emocional.

Espero seu retorno!

Vivian Rodrigues Psicólogo em Curitiba

3 respostas

18 OUT 2022

Voce está preso pelo conceito de traição... traição do que se voces nem se conhecem?
Nem voce conhece a si mesmo, não conhe ela e nem ela se conhece?
Voces criaram laços e estes laços estão impedindo viverem a vida.
Estar namorando ou casar, não significa impedir que cada um viva, voe livremente a sós e quando se reencontrarem cada um compartilhar a alegria de ser.
Voce só vai perder ela, se voce se mantiver preso dentro dos teus conceitos e limitações.
Queres realmente viver e saborear a vida como ela é? Certifique-se, autentique-se (Psicoterapia de Autenticação) de acordo com as leis da tua inteligência vital, pois enquanto voce se esforça por viver a propria vida e o relacionamento com ela permanecendo baseado onde outros te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda progressiva.
Nada está perdido, a verdadeira vida de casal pode estar apenas iniciando.
Parabéns a ela por ter ousado colocar isso... ela fez por amor.
Parabéns a voce por ter compartilhado com o público.
Abraços

5817 respostas

18 OUT 2022

Olá DR! Obrigado por escrever. Na verdade, de fato, vocês são muito novos, com namoro desde os quinze anos em sociedade complexa. Para conhecer essa sociedade complexa é preciso estudos consistentes, trabalho consistente, turma de colegas e conhecidos consistentes. Não pode haver ditadura de namoro. Namoro é experiência de maior aproximação, de maior conhecimento, que, por essa mesma razão, faz com as pessoas experimentem diversos namoros, amadureçam. Logo, a maior parte dos namoros terminam.
É idade de enriquecer entendimento da cultura, do trabalho, dos estudos, dos esportes, das turmas de colegas e conhecidos.
O que fazer?
Amadurecer. Pessoas maduras vivenciam harmonia, com predomínio em si mesmas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.
Estarei a disposição para tanto.