Nada me consola

Feita por >Karoline Lemes · 20 jun 2018 Depressão

Eu sinto que a minha vida é um caso perdido. Parece que ninguém no mundo consegue falar o que eu preciso ouvir, que ninguém consegue me ajudar, me consolar. Nem psicólogo, nem amigo, nem família. Falar pra mim que a vida é preciosa, que eu não to sozinha, que eu sou importante é a mesma coisa que não falar nada, soa como piada pra mim. O que eu faço?

A melhor resposta 21 JUN 2018

Oi Karoline parece que está procurando fora o sentido para sua vida , nos psicólogos, família e amigos, mas o sentido quem constrói é você.
Não conheço sua história mas imagino que algo no seu desenvolvimento fez que construísse essa visão de mundo e de você , uma visão cinzenta . A psicoterapia seria importante para ajudar você a entender a origem e reconstruir seu caminho, não com palavras de consolo vazias mas com material encontrado dentro de você, com o seu potencial criador.
Seria fundamental procurar psiquiatra também, pois podem haver alterações fisicas que a medicação ajuda a regular.
Um grande abraço e espero que fique bem

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

23 JUN 2018

Bom dia, Karoline respondendo a sua pergunta "o que eu faço?", como sugestão eu diria: procure um médico psiquiatra para uma avaliação e, depois procure um psicólogo para te ouvir, pelo seu relato as pessoas não te ouvem só falam a verdade delas para você e, você tem muito a dizer de você mesma, seus sentimentos, emoções, então vai a terapia e lá o espaço é só seu, fale abertamente tudo que te incomoda, aflige sem se importar com julgamentos ou conselhos, as pessoas precisam te ouvir e você também precisa ouvir seus próprios questionamentos. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

21 JUN 2018

Karoline, a melhor pessoa que pode te ajudar é você mesma, mas eu entendo que nesse momento seja difícil (se não impossível) acreditar nisso. Quando as pessoas dizem coisas boas sobre você ou a vida, elas estão dando a visão delas, porque estão tentando te ajudar, mas acabam piorando pelo o que você disse. Continue buscando ajuda psicológica, pois esse profissional é alguém que pode ajudar para que você mesma diga as palavras que você está buscando nos outros. Psicólogos podem ser bem diferentes em sua postura e modo de agir, se não deu certo com um, procure outro, mas não desista de se cuidar!

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo

87 respostas

20 JUN 2018

Olá Keroline!

A depressão é como estar usando um enorme óculos escuro: enxergamos a vida e tudo o mais como algo cinza e sem graça. É normal você se sentir dessa forma tendo depressão. As pessoas podem te falar "olha Keroline, a vida é colorida e bonita", mas você está usando um óculos escuro que deixa tudo preto, como vai enxergar isso? Por isso não se culpe ou se desespere, o primeiro passo é você entender que tem o seu tempo de melhorar, e ele infelizmente não ocorre tão rápido ou apenas escutando coisas desse tipo. É muito importante que você procure um psicólogo e até mesmo um psiquiatra, pois caso você já faça acompanhamento psicológico e ainda assim continua tendo pensamentos suicidas, talvez esteja na hora de tomar alguma medicação, pra te ajudar e te dar uma força para melhorar. psicólogo e psiquiatra ajudam a raspar essa tinta preta dos óculos escuros da depressão. Mas esse não é um trabalho fácil ou simples. Por isso não perca suas esperanças, procure ajuda de profissionais bons e lute por você mesma contra isso. Caso você já esteja fazendo terapia, informe a sua psicóloga o quanto antes sobre como vem se sentindo, é extremamente importante para a terapia ser sempre verdadeira e não esconder nada, pois só assim o profissional vai conseguir te ajudar a melhorar.

Abraços!

Caroline Balbuena Psicóloga Psicólogo em Jundiaí