Minha mãe me sufoca

Feita por >Evelyn Lacerda · 5 mar 2015 Terapia familiar

Minha mãe sempre tentou influenciar nas minhas escolhas, desde que profissão seguir até coisas sem importância. Penso que se continuar assim, ela vai interferir também na minha relação amorosa e não quero isso. Como faço para ela parar?

A melhor resposta 6 MAR 2015

A grande questão é o que você contribui nesta relação com a sua mãe que ela intrometa na sua vida. Será que é somente ela que vem interferindo nas suas coisas? O caminho é você se submeter a uma terapia.

10 MAR 2015

Bom dia, o ideal é que você consiga estabelecer limites, e verbalizar o seu incomodo com tais colocações feitas pela sua mãe. Porém essa situação se deve a um comportamento antigo já estabelecido, então a mudança não será imediata. Nada melhor do que o dialogo para resolver tais questões. Sua mãe só dá palpites pois de alguma forma você permite. Então a mudança de postura deve ser sua. Boa Sorte.

Melissa Stefanie Brandino

Melissa Stefanie Brandino Psicólogo em Limeira

10 respostas

10 MAR 2015

Evelyn,

Imagino que a se relacionar com sua mãe não tem sido fácil. Na verdade a relação que foi construída por vocês até aqui foi desta forma; ela interferindo em sua vida e você aceitando esta interferência. Que bom que no momento você está conseguindo questionar esta forma e querendo fazer diferente. Este é o primeiro passo para o amadurecimento. Aprender a dialogar, entender qual a melhor maneira de administrar esta relação são algumas das possibilidades que a psicoterapia poderá contribuir na sua vida. Pense nesta escolha que poderá somar em muitas situações na sua vida. Boa sorte e um grande abraço.

6 MAR 2015

Olá Evelyn!
Primeiramente é importante você tentar dialogar com ela, explicar o que está incomodando. Mas, sem se achar a dona da razão sempre. É importante saber ouvi-la, mesmo que não concorde com tudo. O diálogo e não discussões é sempre um bom começo. Buscar ter um relacionamento melhor com sua mãe deixará sua vida muito mais leve.
Na terapia você poderá falar sobre isso e muito mais. Procure um psicólogo em sua cidade e verá como irá ajudar muito.
Abraços

Espaço Caminhos do Saber Psicólogo em Americana

3 respostas

6 MAR 2015

A primeira pergunta é como não se deixar sufocar. Ela possui este perfil, como devo me relacionar com ele. Este é o grande propósito da terapia, fazer como que possamos lidar com os comportamentos dos outros a partir do único referencial que temos nós mesmos.

Psicóloga Rafaella Clancy Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

5 MAR 2015

Nesta situação você pode procurar por um psicoterapia individual, para você, e discutir temas como a abertura que você dá a sua mãe, qual é a função para você de todas essas intromissões na sua vida, como pode ser mais autônoma na tomada de decisão e ter um bom relacionamento com sua mãe. E uma segunda opção, que depende da abertura da sua mãe, é convidá-la para para participar da terapia, poderão confrontar os problemas da relação mais diretamente nessa modalidade de terapia.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte