Minha irmãzinha tem ansiedade?

Feita por >Lili · 5 jul 2021 Ansiedade

Minha irmã de dez anos se apavora com tudo. Muitas coisas tristes aconteceram na minha casa e minha irmãzinha está se sentindo estranha. Tem medo, se sente mal em casa, só se acalma se nós saímos de casa, sente coisas estranhas na barriga, até treme um pouco as vezes. O que nós devemos fazer?

A melhor resposta 6 JUL 2021

Olá, Lili!
É muito importante entender o que causa esse medo e ansiedade na sua irmã para que ela possa desenvolver estratégias para lidar melhor com isso. Seria legal ela começar psicoterapia, porém por ser menor de idade ela precisa que um dos responsáveis legais dela permita e banque, você acha que um de seus pais estariam dispostos a isso? Tenta sensibilizar eles antes de levantar a questão, fala que você percebe que ela se sentiria bem tendo ajuda profissional. Junto disso, já é muito legal que ela tenha uma irmã mais velha para a apoiar e ajudar, continue estando aí para ela e tente conversar com ela para entender o que se passa e se é algo que você possa ajudar.
Abraços,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

6 JUL 2021

Oi Lili
Tua irmã está traumatizada pelas coisas que aconteceram, pelo que aconteceu na tua casa.
Isto ficou gravado na mente dela e precisa ser corrigido, apagado.
Tua irmã precisa de acompanhamento psicoterapeutico para poder resolver estes conflitos.

5817 respostas

6 JUL 2021

Olá Lili. Que bom que você se dispôs a procurar ajuda. A sensibilidade da família e a disponibilidade para ajudar a criança é muito importante nesses momentos. As crianças, no geral, são muito propensas a sentir aquilo que vivemos dentro de casa. Elas estão em estágios do desenvolvimento em que o ambiente externo é uma referência e se ele é, para além do comum, estressor, acaba que provocando estas reações como as que a sua irmã vem apresentando. Se o ambiente familiar é, de alguma forma, ameaçador, o mundo externo, no geral, passa a ser (para a criança). As reações físicas corporais são bastante comuns nesses casos. A barriga/estômago é um dos primeiros locais a ser afetado por um desequilíbrio emocional. É difícil ser mais específico sem entender o que tem se passado na vida de vocês, mas posso dizer, no geral, que é muito importante que ela se sinta acolhida e segura com a família. Se por um acaso ela viveu as tristezas junta com a família, agora o caminho é que os parentes e as pessoas que convivem cuidarem para que estes sentimentos "pesados e intensos" não transpareçam para a realidade da criança, de modo que ela possa encontrar no ambiente familiar a possibilidade de brincar, experienciar bons sentimentos, se sentir segura, e assim exportar para o mundo a mesma possibilidade. Ainda sim, provavelmente este comportamento não se altere com rapidez, leva um tempo para que ela possa se adaptar, o realmente importante é que a família se conscientize destas questões que eu trouxe. Por isso não se sintam ansiosos se não encontrarem resultados imediatos, somente continuem a proporcionar um ambiente acolhedor que respeite as necessidades dela. Se vocês puderem, eu recomendaria psicoterapia com especialista em desenvolvimento infantil, preferencialmente presencial, para que este cuidado seja mais efetivo. Podem contar conosco no que precisarem!

Vinícius Vilela Reis Psicólogo Psicólogo em São José dos Campos