Minha irmã de 14 anos tem o hábito de se cortar com lâmina escolar

Feita por >Mara · 28 nov 2016 Agressividade

Minha irmã de 14 anos tem o habito de se cortar com lamina escolar. recentemente teve uma reportagem no fantástico sobre isso, ela alega que é devido ao meninos de escola e porque outras meninas fazem, mas se recusa a ir em psicologo para uma avaliação inicial, o que fazer nesse caso? Grata

A melhor resposta 29 NOV 2016

Boa noite Mara, realmente não há como ajudá-la sem acompanhamento psicológico. Converse com ela e procure saber sem questionar ou impor o que ela pensa sobre o Psicólogo, explique para ela que o psicólogo é um profissional que vai ajudá-la a entender o que está por trás deste comportamento de se machucar em função de não machucar o outro ou para chamar a atenção de uma pessoa. Reforce que ela é uma menina bonita e que estes cortes apenas machuca a ela e mas a ninguém. Procure saber dela se há prazer em si machucar e em que situação esse pensamento de se machucar ocorre e o que ela espera conseguir com este ato? Agora se ela não estiver aberta a conversar não a fosse, apenas reforce que ela pode contar com você e com o seu apoio.
Espero ter ajudado! att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

28 NOV 2016

Ola Mara!
É muito importante que ela tenha ajuda de um psicólogo, embora ela alegue que faz isso pelos colegas, se cortar demonstra uma forma de tentar diminuir o sofrimento interno através da dor de feridas internas.
Tente incentiva-lá sempre que possível e se ela continuar demonstrando resistência permita que ela pesquise e escolha o profissional, a identificação e escolha podem favorecer o processo de confiança e interesse.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 NOV 2016

Olá, temos que considerar que no momento em que estamos vivendo muitos jovens tem feito coisas como essas em seus ambientes escolares. Devemos nos conscientizar de que nem todas as atitudes dos pacientes são doenças atá que seja consultado um profissional. Sua pergunta mostra uma determinada preocupação e angústia com o assunto, sugiro que mostre isso a essa adolescente, e se o caso peça a ela que mostre a você que sua preocupação não tem motivos indo a um psicólogo e provando o contrário. Daí pra frente, sem perceber, ela já estará em terapia e resta que confie nas habilidades do profissional. Até mais !!

Psicólogo Iago Bastos Psicólogo em Araraquara