Minha filha tem dificuldade para se relacionar com outras crianças

Feita por >Sueli · 29 ago 2017 Psicologia infantil

Minha filha tem 9 anos, quando ela está brincando com várias crianças e se identifica por uma criança, pronto, só quer brincar com aquela e se afasta dos outros, na escola todos os dias ela reclama que foi a última a ser escolhida no grupo, que ninguém gosta dela, nem na escola e nem no Sesc, que as meninas falam mal dela cochichando e ela fica muito chateada , mas desconfio que tudo ela conta para tia e por isso afastam dela.

Como lidar com isso?

Tenho medo que ela cresça sem ter amigos devido a esse comportamento?

A melhor resposta 30 AGO 2017

Olá Sueli!
As crianças atravessam várias fases. Você ter possibilidade e desejar conversar com ela sem punir é bem bacana para reforçar um elo de confiança entre vocês duas. Outro fator importante, é saber o quanto ela se incomoda com as opiniões alheias ou desejar interagir com muitas pessoas. Cada um é de um jeito e tem gente que prefere interagir com menos pessoas, não se adaptando. O mais importante é que ela consegue estabelecer laços. Se ela deseja mudar o jeito de ser, uma psicoterapia poderá auxiliar ela a desenvolver mais habilidades nos contatos sociais. Quanto a mamãe, compreender que há coisas que são os filhos que devem escolher e responsabilizar-se. Construir relações vai sendo aprendido gradativamente e cada um tem seu tempo. Se você percebe que ela pratica alguma coisa (fala ou comportamento) que afasta as pessoas dela, tente conversar e avaliar se ela enxerga isso como algo errado e se ela quer modificar isso. Tudo de bom!! Saúde emocional e física pra você e sua filha!!

Wládia Morais
Psicóloga

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

5 SET 2017

Boa noite Sueli. Sugiro que você procure um psicólogo que atenda crianças para acompanhar sua filha nesse momento. Com técnicas apropriadas ele saberá como ajudar sua filha e orientará você a melhor forma de proceder. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

30 AGO 2017

Olá Sueli
É importante você sempre conversar com ela, pontuando que temos que conviver com os outros, respeitando e aceitando os outros como são. E que nem sempre as coisas são apenas do jeito que queremos. Todos os lugares tem regras que tem que ser respeitadas.
Jamais reforce que é uma criança que não sabe se relacionar com os outros.
Sugiro Sueli que procure um psicólogo para uma avaliação, a qual o profissional também te orientará como ajudar a sua filha.
Espero ter contribuído de alguma maneira.
Aline Calaes Moreira
Psicóloga Cognitivo Comportamental

Psicóloga Aline Calaes Moreira Psicólogo em Araraquara

4 respostas

29 AGO 2017

Boa tarde Sueli,

É importante que leve a sua filha a um terapeuta infantil. Com recursos lúdicos o mesmo conseguirá ajudá-la a rever certos comportamentos.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 AGO 2017

Oi Sueli.
A psicoterapia infantil pode ajudar a identificar o que está por trás dessas questões e a encontrar novas possibilidades.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville