Minha filha sofre por não ter amiga

Feita por >Paula · 8 fev 2017 Adolescência

Olá sou Paula tenho uma filha de 13 anos de idade ótima filha e aluna interagem muito bem com a família . mais não consegue fazer amizade na escola ou em qualquer outro lugar e sofre por isso chora por se sentir deslocada e por sentir inveja de outras meninas da mesma idade por elas terem amigas e ela não .O que devo fazer pois já tivemos varias conversar mais nada adianta .obrigada desde já

A melhor resposta 9 FEV 2017

Olá Paula!
Já pensou em buscar ajuda de um profissional em sua região.
Acredito que seria bastante importante para sua filha poder falar sobre as próprias questões, das dificuldades e barreira encontradas e que dificultam ou a impedem de interagir com as outras pessoas fora do vínculo e contexto familiar.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

14 FEV 2017

Paula, seria importante buscar um acompanhamento psicoterapeutico para sua filha, em geral os adolescentes respondem super bem ao tratamento e poderia ajuda-la a se abrir e ver o que esta acontecendo, as vezes com os familiares é dificil falar sobre determinados assuntos e com um psicoterapeuta pode ser mais faci.

Andréa Moog Klein Psicólogo em Novo Hamburgo

27 respostas

9 FEV 2017

Boa noite Paula, que bom que você conversa bastante com sua filha, mas se isso não está resolvendo vai ser preciso buscar ( e oriento que seja rápido) um acompanhamento para sua filha porque essa situação deve trazer muito sofrimento, principalmente se tratando de adolescente onde as relações sociais são muito importantes. Verifique se ela consegue falar com pessoas estranhas, caso não, sinalize isso para o profissional. A insegurança e ansiedade social, timidez excessiva também precisam ser avaliados. Abraço e boa sorte pra vocês. Vânia Virgínia

Vânia Virgínia da Silva Nogueira Psicólogo em Vila Velha

21 respostas

8 FEV 2017

Oi Paula! Tente conversar com sua filha procurando compreender como é seu comportamento nas interações sociais...ela pode não se aproximar de outras pessoas por se sentir insegura e certamente isso acarreta sofrimento para ela porque na idade em que ela está é muito importante a "aceitação" do grupo de amigos. Tente elogiar também, ressaltar suas características positivas para diminuir essa insegurança. O acompanha psicológico pode contribuir no processo.
Um abraço!

Alânia Diógenes - psicóloga, CRP: 11/06425

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

8 FEV 2017

Paula, bom dia! Primeiramente fico feliz, por ter dividido um pouquinho da situação. Em seu discurso há poucos detalhes do comportamento (atitudes, falas) de sua filha que poderia nos nortear para um direcionamento, mas aconselho a busca de um processo terapêutico em sua cidade. É muito importante e saudável a conversa entre vocês, com certeza é uma segurança em sua filha. Contudo, um olhar de um psicólogo, com falas e atividades no processo terapêutico pode proporcionar novas dimensões e percepções interessantes nesta fase pré-adolescente. Espero tê-la ajudado. Para quaisquer esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

8 FEV 2017

Paula bom dia, após ler o seu pequeno relato percebo que se este comportamento está causando sofrimento em sua filha se faz necessário acompanhamento psicológico para se trabalhar as possíveis causas que estão por trás deste comportamento e resgatar o equilíbrio emocional e alto estima de sua filha. Espero ter contribuído, att. à Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

8 FEV 2017

Prezada Paula, precisamos investigar o que no comportamento da sua filha pode estar ocasionando isto. Desta forma, sugiro que busquem atendimento profissional com psicólogo.

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis