Minha filha não é sociável, o que fazer?

Feita por >Roseli · 9 dez 2014 Ludoterapia

Minha filha tem 4 anos e 9 meses e é filha única. Desde os 2 anos ela fica na creche em período integral (porque eu e meu trabalhamos) e nunca foi muito sociável. Achávamos que na creche onde ficava anteriormente eles repreendiam muito as crianças por terem pouco espaço. No início desse ano ela foi para outra escola com mais crianças e com um espaço enorme, ela adora. Mas percebemos quando a observamos de longe, que ela não se socializa com as outras crianças. Ela até tenta ir até os grupinhos no parque, mas as outras crianças deixam-na de lado e ela acaba sempre brincando sozinha. A professora diz que ela é muito obediente, o que não acontece com o restante da classe. Meu marido trabalha aos finais de semana e normalmente ficamos em casa (apenas eu e ela) e onde moramos não tem outras crianças para brincar. O que podemos fazer para ajudá-la?

A melhor resposta 10 DEZ 2014

Bom dia Roseli.

A preocupação de vocês como pais nesta situação é relevante, é muito positivo que vocês observam sua filha, mesmo diante da correria do dia a dia. A socialização é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. As determinantes para dificuldades de socialização de uma criança podem estar associadas a uma diversidade de fatores. Sendo assim, se faz necessário saber de maiores detalhes do histórico de vida da criança para uma avaliação adequada. Como sugestões, eu diria para vocês utilizarem brinquedos que possibilitem a conversação, como a utilização de fantoches com criação de histórias, brincar de escolinha para reproduzir o ambiente escolar, etc... (com a participação do pai). Brincar é fundamental. Observe o comportamento, a fala, o olhar, as expressões faciais, lembrando sempre que, o primeiro núcleo social que a criança esta inserida é a Família.

Espero ter colaborado e desejo grandes conquistas para sua família.

A sua disposição para maiores esclarecimentos.

Att.
Patrícia Vieira

16 DEZ 2014

Boa noite, Roseli.

Antes de tudo é necessário considerar a questão com extrema cautela sempre em situações como esta em que se busca algum tipo de orientação virtual tendo em vista que não se tem informações e contextos suficientes com os quais trabalhar para fornecer um parecer com o máximo de precisão. Se as respostas dos demais colegas já não tiverem lhe auxiliado nesse sentido, recomendo que busque fazer junto ao seu companheiro uma ponderação acerca da forma como se encontra nesse momento sua relação com sua filha no próprio lar, já que é o referencial fundamental dela. De preferência, passe a observar os dias comuns que passam juntos e a partir daí refletir que medidas tomar. Se a situação está realmente incômoda, recomendo que recorra sem temor algum a um profissional especializado no atendimento individual (infantil) ou mesmo familiar e, se for o caso, para você e seu marido.

Espero tê-la auxiliado minimamente.

Atenciosamente,

Ricardo Nogueira.

Anônimo-221233 Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

16 DEZ 2014

Boa noite Roseli!
A base de tudo para o desenvolvimento da criança está na relação que ela tem em casa, ou seja, a família, lógico que precisaríamos estudar e saber mais sobre o caso, mais de ante mão, com o seu desabafo, posso observar que a convivência de vocês três é muito limitada, e a criança observa isso, que os coleguinhas tem os pais sempre perto e ela não, pode ser bobagem, mas não pode ser negligenciado, pois o futuro sociável de uma criança é o reflexo do que ela vive na infância, já que seu esposo trabalha muito, procure atividades e lazer com ela, programe-se, e quando tiver oportunidade de seu marido estar por perto envolva-o também sempre que puder, mas é claro, busque uma avaliação psicológica para uma direção melhor detalhada. Espero ter ajudado. Josivania Silva!

Clínica Popular de Água Fria Psicólogo em Recife

7 respostas

11 DEZ 2014

Bom dia!

Cada caso tem suas especificidades mas envolvê-la em atividades extraclasse em grupo pode favorecer o desenvolvimento saudável de habilidades sociais. Caso ela tenha dificuldades mesmo dentro desses ambientes será interessante fazer uma avaliação psicológica.

Att,
Thyago Vargas