Minha filha não aceita meu novo relacionamento

Feita por >LLO · 1 fev 2018 Terapia familiar

Boa tarde sou viúva a um ano e minha filha de sete anos não aceita que eu tenha um novo relacionamento, porque ela diz que não quer ter outro pai e que eu vou esquecer dela se eu tiver alguem, como devo proceder???

A melhor resposta 3 FEV 2018

Llo,
Sua filha ainda é muito pequena e dece estar sendo difícil lidar com a perda do pai...
Você pode conversar com ela que seu namorado não substituirá o pai, que você não a abandonará...
Mas se ela persistir nesse sofrimento, vale vocês buscarem ajuda psicológica pra ajudá-la a superar essa dor que pra ela, não passou ok?
Esteja atenta!
Boa sorte! Um grande beijo

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

5 FEV 2018

LLO!!!!! leve sua filha numa psicologa infantil, ok? que atenda crianças....sua filha ainda sente bastante a separaçao e esta insegura qto ao vosso futuro...leve sua menina numa psicologa t e tudo vai ficar bem dai alguns meses de tratamento, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

3 FEV 2018

Ocorre que o processo de luto é muito complicado e varia de indivíduo para indivíduo. Sua filha pode estar numa dificuldade de aceitação dessa perda e gerando muitas fantasias no imaginário dela, visto que é uma idade onde a imaginação é muito ativa. Fantasias de abandono, provavelmente. Uma sugestão é que busque um psicólogo que atenda crianças para trabalhar com ela esses medos e inseguranças. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 FEV 2018

LLO, boa noite! Seria importante que você conversasse com sua filha explicando que o fato de você ter um namorado não significa que ela terá um outro pai, que ela pode continuar tendo o amor e a lembrança do pai preservada. Assim como, você não irá se afastar dela por ter um namorado. Tente entendê-la, confortá-la e explicar o que está acontecendo. A perda do pai ainda é muito recente e ela ainda deve ter questões não elaboradas. Estamos a disposição para ajudá-la.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

1 FEV 2018

Olá "LLO", o que acontece é que a sua filha realmente tem medo de perdê-la, até porque ela ainda não elaborou, ou seja, aceitou a perda do pai mas tem que conviver com isso e não consegue aceitar que a sua atenção seja desviada para outra pessoa. O melhor a se fazer é sentar e conversar com ela explicando que a ama e que o fato de gostar do seu namorado não diminuirá o seu amor. Se você perceber que ela está irredutível seria bom levá-la a um psicólogo de sua cidade para que este profissional possa acolher a sua dor e insegurança e trabalhar formas para que ela possa superar essa perda do pai e aprender a ter mais segurança. Não se deve reforçar a insegurança da criança com comportamento como: dormir na mesma cama, mimar, ceder aos caprichos da criança, e não dá limites por pena como se ela fosse uma coitadinha. Lembre-se ela é a criança que precisa aprender a lidar com as perdas e frustrações para crescer mentalmente sadia porque a sua personalidade está em formação e a obrigação dos pais não é a de ser amigos dos filhos sedendo aos seus caprichos e obedecendo e sim a de educar, pois quem ama educa. Espero ter te ajudado. Att. á Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife