Minha filha é bem desatenta.

Feita por >Mariana · 17 fev 2021 TDAH

Minha filha tem 9 anos, e está bem desatenta, não presta muita atenção nas coisas, esquece o que nós falamos para ela, é bem esquecida, super tranquila. Pode ser, ou se tornar algum problema ? Já havia percebido que em alguns momentos de tensão, como por exemplo fazer um prova, ou desenvolver algum texto ela fica bem nervosa e trava, não consegue desenvolver a sua criatividade. O que me aconselham ?

A melhor resposta 19 ABR 2021

Mariana, conforme mencionaram os colegas, desenvolver boa atenção é questão de treino e motivação. No caso de sua filha, é importante saber se ela sempre foi desatenta ou se se tornou desatenta no momento da pandemia (e em que contextos). Muitas crianças não se adaptaram bem ao ensino virtual, tendo se tornando mais dispersas, desmotivadas ou até esquecendo conteúdos anteriormente aprendidos na escola.
Recomendo uma avaliação psicopedagógica e/ou neuropsicológica para que o motivo da desatenção seja identificado e para que um trabalho de estimulação cognitiva da atenção possa ser realizado. Além disto, também é interessante buscar suporte de psicólogos para trabalhar a ansiedade dela.

Maria Luisa C. Ferraz Psicóloga Psicólogo em Cotia

16 respostas

18 FEV 2021

Olá Mariana,
Aconselho a buscar ajuda, pode não ser nada, como pode ter algum diagnóstico e o quanto antes for tratado corretamente, menos prejuízo ela terá.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

18 FEV 2021

Olá Mariana! Grato por escrever. Cuidado! Olhe para sua filha inteira e não para a desatenção. Na maior parte das vezes, atenção é treinamento e motivação. Ela está incomodada com isso? Há prejuízos escolares diretamente ligados? A escola comunica que em comparação com outros, ela está mais desatenta? Ela sempre foi desatenta? Poderá haver fatos históricos que expliquem isso?
Será aconselhável, ponderar essas e outras questões, via caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

18 FEV 2021

Mariana, aconselho levar em um psicólogo e pediatra p avaliação. Verificar TB se essa desatenção é TB no colégio.. em q momentos ela fica assim.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro