Meu parceiro vive um personagem

Feita por >Nynha · 27 fev 2018 Terapia de casal

Quando eu o conheci, ele se passou por outra pessoa. O nome era verdadeiro, mas a história de vida, gostos, costumes, religião, era tudo mentira. Ele não vivia nada do que me disse. O problema é que apesar de desconfiar que a história não se encaixava, só fui descobrir após um episódio difícil na nossa vida e apos muito tempo que estavamos juntos que ele tinha mentido pra mim o tempo todo. Ele é mentiroso compulsivo, é cheio de segredos, não assume falhas, fala que eu to louca, que eu não estou vendo o que realmente estou vendo tentando me desqualificar e me deixar maluca pq eu ate questionei se estou vendo coisas, mas tenho provas que o comportamento dele e as atitudes não são de uma pessoa que ele diz que é.

Estou com medo dele, pois ao confronta-lo exigindo que ele respeite a nos a relação, ele fica extensamente nervoso, grita, me ignora por dias, me humilha, me ridiculariza.

Consegui convencê-lo a se tratar, ele foi ao medico que disse que ele tem depressão.

O ponto é, eu tenho depressão e não ajo dera forma e nunca vi nenhum deprimido agindo como se fosse outra pessoa. Super preocupado com a imagem externa, pros outros, mas dentro de casa é outro homem que se eu contar pra alguém não vai acreditar nunca, pois é conhecido por sua calma e tranquilidade.

Me ajudem, não aguento mais chorar e sofrer. Eu o amo mas penso em deixa-lo pelo meu bem estar mental.

A melhor resposta 28 FEV 2018

Olá. Gostaria de fazer um adendo aqui. Médicos clínicos gerais não tem conhecimento técnico suficiente para diagnosticar transtornos mentais. Seu namorado pode até ter depressão, mas isso não explica esse comportamento que você acabou de descrever, ou seja, pode haver outros transtornos associados. O melhor a fazer é buscar ou um psiquiatra (aí sim, um médico com habilitação para diagnosticar transtornos mentais), ou um psicólogo, que serão capazes de entender melhor o que acontece com seu namorado para ele ter esse comportamento.

O segundo ponto é que se você realmente gosta dele vai ter que ter paciência até que ele seja devidamente diagnosticado e comece o tratamento. Não é fácil, mas não adianta você confrontá-lo o tempo todo. Talvez a fantasia dele seja importante para manter-se bem. Um comportamento mal adaptado talvez. Não sei. Somente uma avaliação precisa poderia dizer. Caso não goste dele ou ache que esse relacionamento não vale a pena, você pode desistir, nada te impede nem te obriga a permanecer com ele. Então reflita bastante, pense no que você acha que é melhor para si. Se tiver a oportunidade, faça você também psicoterapia, para ter uma visão melhor de tudo isso e fortalecer sua autoestima. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2018

Bom ter o seu contato Nynha!!!

De acordo com o seu relato "PODE SER" que exista um conflito do ego desta pessoa com a realidade, isto é: a pessoa cria uma outra realidade , que lhe convenha, para viver como gostaria em seu próprio mundo, elaborando adaptações de acordo com as circunstâncias, desta forma bem habilidosa e manipuladora em relação as outras pessoas e quando alguém o confronta, pode se tornar agressivo se lhe convier, e logo em seguida ter um comportamento como se nada tivesse acontecido de constrangedor.

No entanto cada caso é um caso e deve ser analisado com muito critério sob a luz dos instrumentos que a psicologia possa oferecer como apoio para evitar equívocos.

Sugiro que você procure um profissional da área da psicologia para uma avaliação criteriosa deste seu relato com mais detalhes a fim de que possa tomar uma decisão que lhe proporcione uma melhor decisão para a uma favorável qualidade de vida considerando a importância de sua escolha a ser tomada.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

1 MAR 2018

Nynha,
Imagino seu desgaste emocional.
Eu trabalho com muitas mulheres que vivem situações semelhantes a sua... infelizmente...
Como o colega já trouxe, um médico clínico não é especialista em transtornos mentais ou de comportamento e pode ter deixado passar alguns aspectos importantes. O profissional adequado para averiguar o quadro do seu marido é o Psiquiatra.
Quanto a você, que disse ter depressão, espero que esteja cuidando da sua saúde mental, fazendo o tratamento multidisciplinar de Psiquiatra e Psicologo. Converse com seu terapeuta sobre como se sente, se fortaleça, se reaproprie de você e tome a decisão que for melhor para sua vida.
Desejo boa sorte.
Um beijo
Erica Taylor
Psi em SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo