Meu namorado com depressão leve

Feita por >ana · 4 jul 2018 Depressão

Meu ficante ficava muito introspectivo ás vezes, e não sabia dizer bem o motivo, até voltar a psicanálise, e o psicanalista disse que ele precisava se resolver com ele mesmo pra entrar num relacionamento, pra que ele não estragasse, ele pediu um tempo hoje pra tentar se cuidar, resolver suas questões pra que voltássemos bem. mas me sinto inútil em não poder ajudar, não sei o que fazer, mesmo sabendo que ele ta indo se cuidar, existe um tempo médio de tratamento?

A melhor resposta 9 JUL 2018

Boa tarde Ana, em qualquer tratamento precisar o término ou a evolução é muito amplo, mas posso te dizer que, se o seu namorado fizer o tratamento medicamentoso e terapia dentro do que é estabelecido sim ele pode ter uma melhora considerável dentro do tempo dele, pois a resposta ao tratamento depende de cada individuo.
Sugiro que você procure pesquisar sobre a doença e o tratamento para entender melhor o que ocorre com o paciente nesse momento do tratamento, desse modo você poderá se preparar para quando ele estiver ao seu lado e ajudá-lo a ter qualidade de vida.Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 JUL 2018

Bom dia, ana.
Muitas vezes, quando sofremos de depressão não sabemos lidar com os outros, e por descuidos pedimos sempre "um tempo" para nos reencontrar.
Isto acontece pois a depressão causa um distanciamento emocional, e a pessoa precisa passar por um processo de reconstrução para voltar a se reconhecer, e só então estar pronta para se abrir para outra pessoa.
Por gostar dele, você acaba sofrendo junto dele, Mas este é um processo pelo qual ele precisa passar. E talvez não queira sua companhia agora. Ele precisa disso, para se reencontrar sem a sensação de estar fazendo isso por ele, e não por você.
Sugiro que dê a ele este espaço para se reconectar consigo mesmo. E depois de um tempo (qual, caberá a você perceber e decidir), voltar a procurá-lo.
Mas dê um passo atrás nesta relação, e de ficante torne-se amiga. Esteja lá, converse, incentive. Porque neste momento é disso que ele precisa.
Se quiser conversar mais, estarei à disposição.
Um bom dia.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

5 JUL 2018

Olá Amanda. Existem vários fatores que determinam o tempo de tratamento, entre eles e o principal é o diagnóstico das causas do comportamento que a pessoa está apresentando. A sua posição de aguardar e não cobrar está correta. Ele está se tratando e isso é o mais importante.
Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

5 JUL 2018

Oi, Amanda. Situações como essa são bem comuns na clínica com casais. O fato é que você não possui ingerência sobre a psiquê alheia, logo essa sua sensação de impotência não se faz justificada. Quanto ao tempo de tratamento médio é bem variável mesmo: de meses a anos. Mas costuma-se demandar de no mínimo 6 meses pra que se veja algum resultado. Abraço!

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro