Meu marido fuma maconha.

Feita por >Kethlen · 19 set 2020 Drogas

Estou num relacionamento a 3 anos, temos dois filhos. Um de 2 anos e outra de 15 dias.
Quando nos conhecemos, eu sabia que ele fumava, porém era pouco frequente. Eu nunca fui fechada pra isso. Com 4 meses de relacionamento engravidei. A partir daí, nossa vida mudou, nós mudamos para casa dos pais dele, e então a rotina de fumar e beber aumentou muito.
Desde então o fato dele fumar vem me incomodado cada vez mais. Não gosto do cheiro que ele fica, da reação que causa, deixando ele bobo, fisicamente modificado, e quanto mais ele usa mais me preocupa o por que disso. Parece que eu estou levando a nossa família nas costas em relação a responsabilidade e ele só está esperando o tempo passar, e quando temos um problema, alguma coisa que deixe ele preocupado, ou é a bebida ou é a maconha que aumenta o consumo. Em geral ele é um bom pai e um bom marido, porém o fato dele fumar ou de beber (em geral , o fato da necessidade dele se anestesiar, vem me nutrindo uma sensação de que se eu me separasse e vivesse sozinha teria menos preocupações. Iria conseguir estar sozinha na influencia e rotina dos nossos filhos.
Conheço todo conceito de legalização, dos benefícios etc. Porém essa necessidade de "relaxamento" e "fuga " atrapalha nossa vida. Por que penso que ele não está por inteiro na relação com a família.
Entendo que todos nós temos fugas, a minha as vezes é o álcool as vezes é o consumismo desmedido. Mas até então parece que a minha fuga quando eu posso te-la, não incomoda ninguém.
Isso independe do amor que sinto por ele e de como eu necessito dele como pai e marido. O que me preocupa e me faz buscar ajuda é como esse comportamento dele está me afetando de uma forma cada vez mais dolorida.
Eu não sei mais o que fazer. Já conversamos, ele promete diminuir o consumo, fica umas semanas usando só no final da semana, mas sempre volta para o consumo de 4 a 6 dias por semana. Me fazendo duvidar tantas vezes do respeito que ele tem por mim e pelos nossos acordos.
Me ajudem.

A melhor resposta 20 SET 2020

Oi Kethlen,
Vocês se uniram com 4 meses de namoro, logo em seguida vieram os filhos, imagino que hoje se sente sobrecarregada e incomodada com tudo que vem acontecendo nesses 3 anos.
O ideal agora é fazer psicoterapia, voltar o olhar para você, dividir suas angustias, em um ambiente sem julgamentos, sem culpa.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

20 SET 2020

Olá! Grato por escrever. Será chover no molhado dizer que a maconha faz muito mau para as pessoas. Apenas seu uso medicinal, com a devida medida e indicação científica, pode contribuir para alguma coisa. Vocês tem duas crianças pequienas; luta para que ele pare com isso, mas não tem obtido êxito. Não temos elementos de outras frentes da vida de vocês.
Será enriquecedor conhcer a mais completa inteireza possível, da identidade de vocês. A partir desses dados ponderar frentes de ação para melhorar as coisas.
Cabe salientar que as pessoas apresentam um grau de acomodação aos seus vícios, habitos e comportamentos, mas a invialibilização disso gera outros aspectos a refletir. Será imporante amadurecer a construção das melhores medidas para que se construa outro caminho de convivência mais razoável para a família.
Estarei à disposição para possíveis esclarecimentos ou aprofundamentos.
Abraçços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, empatia, abertura mental, persistência, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.