Meu irmão mudou muito. Seria a adolescência?

Feita por >Marcos · 12 jan 2017 Agressividade

Ola, meu irmão está com 11 anos e em um ano passou por uma grande mudança. Ele aparenta estar mais individualista, não liga mais para as pessoas ao seu redor..... trata os melhores amigos como simples colegas e não possui mais interesse sobre certos assuntos. Vi ele falando com alguns amigos no WhatsApp e percebi que ele é muito grosso, manda respostas frias para os colegas. Isso acontece pela entrada na adolescência ?

A melhor resposta 14 JAN 2017

Ola Marcos, pelo que entendi do seu relato, as grandes mudanças sitadas por você, são as mudanças comportamentais certo? Realmente ele está entrando na fase da adolescência e nesta fase há vários fatores que interferem nesta mudança de comportamento tais como: físico, hormonais, psicológico, perda da identidade infantil para a identidade de adolescente, entretanto outros fatores podem está influenciando esta mudança de comportamento e precisa ser observada pela família e se observar algum sintoma que fuja aos padrões de normalidade social é procurar um acompanhamento psicológico para ele. agora é preciso entender que aquela criança que correspondia as expectativas do agrado familiar pode deixar de existir neste novo ser que está se formando e não necessariamente ser anormal ou doentio, ele apenas pode está tentando formar sua identidade além das dos pais. Talvez esteja parecendo estranho para você o fato dele agora está assumindo uma postura autônomo e individual se afastando mais dos domínios dos pais, entende?
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

16 JAN 2017

Olá Marcos!
O humor instável e isolamento podem sim estar relacionados ao período de transição e mudanças hormonais, porém, pode ser um indicativo de que algo errado pode estar acontecendo com que ele não esteja conseguindo lidar.
Se possível, procure ajuda de um psicólogo para que seja possível fazer um acompanhamento favorecendo no seu bem estar físico, psíquico e social.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 JAN 2017

Olá, Marcos. Essas atitudes do seu irmão podem estar acontecendo por diversos fatores. As questões hormonais podem ter influência, mas não são determinantes dessas mudanças de comportamento que você tem percebido nele. Sugiro que a família fique mais perto e busque compreender as razões que tem levado ele a essas mudanças. Acredito ser importante também o acompanhamento de um profissional psicólogo. Nesse caso, o profissional vai tentar compreender o que esta acontecendo com ele para poder ajudá-lo e também poder ajudar a família ao lidar com essa situação.

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos