Meu filho tem um comportamento na escola diferente do de casa

Feita por >Ilza · 19 nov 2017 Psicologia infantil

Ele é muito inquieto na escola, levanta muito da cadeira, rasteja pelo chão, não consegue se concentrar na aula, não houve com atenção ao professor, não obedece os auxiliares, corre pela sala, conversa muito com os colegas e demonstra irritação qd á pró comunica o mal comportamento com a mãe na agenda. Chega até a ser agressivo.

A melhor resposta 20 NOV 2017

Bom dia Ilza.
É natural que as pessoas se comportem de formas diferentes em determinados locais, pois estamos todos exercendo papéis. Papel de filho, aluno, criança, amigo, neto, sobrinho etc. É importante investigar o que há por trás das dificuldades encontradas em relação aos comportamentos que vc citou. Pode ser que ele esteja enfrentando dificuldades ou esteja precisando de uma atenção diferenciada. Pode estar resistindo aos limites e regras estabelecidos em ambiente escolar ou sofrendo alguma dificuldade nas relações com os professores e colegas. Existem várias hipóteses para isso estar ocorrendo. É importante cuidar, sugiro que procure um psicólogo infantil para uma avaliação. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

25 NOV 2017

Boa tarde, Ilza você não diz a idade do seu filho, contudo é normal uma criança se comportar de um jeito na escola e em casa de outra forma, pois são contextos diferentes e que exige dele comportamento diferente, um ambiente familiar difere de outros ambientes, sugiro que procure uma psicologa especialista em desenvolvimento infantil para uma avaliação e verificar se há necessidade de tratamento psicoterápico para criança e orientação para você como mãe lidar com essa etapa do desenvolvimento infantil de seu filho. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

21 NOV 2017

Ilza, bom dia! A preocupação é muito importante e positiva. A escola é um local não somente de desenvolvimento e aprendizagem, mas de socialização. As determinantes para dificuldades de uma criança podem estar associadas a uma diversidade de fatores seja ele de socialização, de desenvolvimento ou mesmo diante de uma dificuldade de aprendizagem. É importante entender o que faz a criança não seguir as regras e se houve uma conversa entre a escola e os pais, do que está acontecendo e as formas de solucionar em conjunto, um ser parceiro do outro para acompanhamento do desenvolvimento infantil. Sendo assim, se faz necessário saber de maiores detalhes como histórico de vida da criança, o seus sentimentos, os seus comportamentos, se houve mudanças de escola ou de professores dentre outros pontos para uma avaliação adequada. Como sugestões, eu diria para vocês, pais, conversarem com a criança sobre como ela está se sentindo, suas emoções, caso a conversa não consiga trazer muito conteúdo, vocês podem se utilizar de brinquedos que ela se identifique, que possibilitem a conversação e a construção de contextos/ sentimentos/sensações que estão se passando com ela. Observe o comportamento, a fala, o olhar, as expressões faciais, lembrando sempre que, o primeiro núcleo social que a criança esta inserida é a Família. Caso haja interesse e se for em de acordo com os pais e a criança, seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

21 NOV 2017

O comportamento da criança em geral é reativo ao ambiente e a forma como o ambiente está configurado. Reações como essas descritas por você Ilza, podem refletir duas coisas; ou a criança está passando por algum estresse emocional, sendo essa a forma dela se comunicar, ou a criança pode ter algum outro problema que precisa ser avaliado. O melhor a fazer é procurar um psicólogo que trabalhe com crianças para que ele possa avaliar a criança, conversar com a família e repassar as devidas orientações.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 NOV 2017

Olá Ilza!
É indicado que proporcione ao seu filho acompanhamento psicológico para que seja possível trabalhar estas questões de comportamento prevenindo prejuízos do aproveitamento escolar e a longo prazo sua vida social.
Embora ele não tenha os mesmos comportamentos dentro de casa, uma vez que existe este comportamento no âmbito escolar é importante que seja acompanhado.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 NOV 2017

Olá Ilza!
O fato de ele se comportar de forma diferente na escola e em casa pode significar muitas coisas, por exemplo, que ele prefere ficar em casa, onde reina a ausência de regras/horários/tarefas/agendas e compromissos. Pode ser que ele esteja encontrando um ambiente que o deixe irritado, como por exemplo, se expondo a substâncias alergênicas (pó, tinta, etc), ou uma sala muito barulhenta (ou muito silenciosa). Ele pode estar encontrando muita dificuldade para lidar com a aprendizagem, existem vários distúrbios que levam a esta situação e precisaria ser investigado por um profissional.
Como são inúmeras as possibilidades, seria interessante procurar por um psicólogo para avaliar melhor o que pode estar acontecendo.
Estou à disposição caso tenha alguma dúvida, ok?
Um abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo