Meu filho tem oito anos e está desatento na escola. O que fazer?

Feita por >Taciana Galvão Leite Maia · 20 mai 2016 Dificuldades de aprendizagem

Bom dia! Gostaria de uma orientação de vocês em relação ao meu filho de oito anos. Tenho recebido constantemente reclamações de sua professora dizendo que ele está muito desatento. Diz que às vezes ele até presta atenção , mas parece não entender o que está sendo dito. Ela pede para ele resolver uma determinada questão de matemática e ele fica inseguro. Resolve duas continhas e depois erra outras duas contas iguais. Miguel está cursando o 2º ano do ensino fundamental. A professora diz que ele sabe, mas é como se ele esquecesse por alguns instantes, que ficasse “fora do ar”. O que faço ? Me encontro desempregada e estou ficando assustada com esse problema. Será que é algo sério?

A melhor resposta 23 MAI 2016

Olá Taciana! Primeiro leve a criança para uma avaliação neuropediatra, observe se está acontecendo algum fato novo na vivência do mesmo, que esteja causando há algum estresse. Converse com a professora peça para que ela também observe se está acontecendo algo na escola. converse bastante com ele, de modo calmo, amigo, passando confiança. Procure ajuda psicológica.

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

5 JUL 2016

Taciana, a falta de atenção nesta idade pode ser o indicio de muita ansiedade, de muita preocupação com o que ocorre em casa, ou um TDAH entre outros sintomas, porém só buscando pessoalmente um profissional é que ele irá avaliar com mais propriedade as dificuldades do seu filho. Um psicóloco com experiência em crianças é o mais indicado, pois caso ele perceba a necessidade poderá também encaminhar a um psiquiatra caso perceba um possivel TDAH.
Atenciosamente
Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

24 MAI 2016

Olá. Seria muito importante conversar com seu filho e saber se tem acontecido algo diferente na escola que possa estar ocasionando uma mudança em seu comportamento. Além disso uma avaliação com um neuropsicólo poderá ajudar e, com isso, agir de forma mais acertiva com a criança.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

23 MAI 2016

Ola Taciana.
Primeiramente procure um momento oportuno e com calma. Converse com ele sobre essas coisas que esktao acontecendo no ambito escolar.Verifique se houve alguma.mudanca de rotina ou se algo aconteceu na escola.
E importante que voce procure ajuda de um psicologo..

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

23 MAI 2016

Não sabemos se é algo sério ou não, pois o primeiro passo teria que ser o de levar teu filho a avaliações multiprofissionais para que ver de que ordem é esta desatenção se seria algum problema neurológico, orgânico no sentido de ter alguma falha física no cérebro ou se seria de ordem emocional, o que estaria atraindo a energia do teu filho para outras questões que não as escolares, de aprendizagem, pois é clara a interferência direta das questões emocionais do desenvolvimento na aprendizagem.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

21 MAI 2016

Olá Taciana, o principal a se fazer é tentar compreender quais são os fatores que estão levando o seu filho a ter essas dificuldades escolares, que podem estar sendo desencadeadas por inúmeros fatores. Portanto, o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar para uma avaliação psicopedagógica completa é fundamental. Converse com a escola para buscar ajuda e possíveis encaminhamentos para uma rede de profissionais que prestem na sua região serviços acessíveis às suas condições financeiras.

Stéphanie Corrêa Psicólogo em Belém

7 respostas

21 MAI 2016

Olá!
Segundo seu relato, é relevante a sua preocupação, muitas vezes a criança sofre não sabe dar nome ao que sente. Como Psicóloga Infantil, oriento que busque um profissional em sua região, não se preocupe com a questão financeira às Universidades e Faculdades particulares disponibilizam atendimento psicológico quando não se tem condições, às sessões são de valor simbólico.
Certifique-se com a escola às dificuldades de seu filho, é muito importante que se tenha paciência e se mostre disponível, o diálogo é muito importante.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

20 MAI 2016

Olá Taciana,
O que seu filho está passando pode estar relacionado há algum estresse que ele está vivendo, seja na escola ou em outros contextos. Primeiro passo é tentar conversar com ele, de forma calma. Tentar saber se algo de errado está acontecendo, que você não está sabendo. A causa não precisa ser orgânica, uma doença, então não se desespere!
Se achar difícil ou achar que é mais fácil que alguém ajude a conversa, procure com psicólogo. Há ótinos terapeutas infatins ou de família que podem te auxiliar.
Abraços

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis