Meu filho insinua que a psicóloga libera maconha

Feita por >Ricardo Magno de Souza Moura · 17 dez 2018 Drogas

Meu filho, 28 anos, está há 3 meses na minha casa, tentando deixar o crack e outras drogas.
Estou pagando esse "tratamento", psicóloga, psiquiatra, remédios. Ele não permite que participemos das consultas, mas insinua que a psicóloga meio que o libera para consumir maconha. É possível?

A melhor resposta 18 DEZ 2018

Bem, liberar não seria o melhor termo. A Psicologa talvez não tem essa autoridade perante seu filho. Talvez ela utilize uma abordagem de redução de danos. Na impossibilidade de se abster do crack inicialmente, ele pode ter elegido uma droga com menor potencial destrutivo para lidar com a dependência. Seria uma forma de transição do tratamento, que permitiria alguma organização psíquica mínima, até que as questões subjacentes ao vício possam emergir. Acredito que a psicóloga está correta na abordagem de construir em conjunto com o seu paciente as saídas possíveis a cada momento do “tratamento”. Pior seria que ela adotasse uma atitude que fosse restritiva, o que acabaria por afastar seu filho de uma ajuda qualquer. Confie no trabalho dela e se seu filho não permite que vocês participem das sessões é porque precisa desse espaço só dele. Abraços e boa sorte.

Psicologia Sérgio Fernandes Psicólogo em Belo Horizonte