Meu filho é muito nervoso. O que posso fazer?

Feita por >Maria José · 7 jan 2016 Ciúmes

Meu marido é muito ciumento e briga muito comigo. No meio disso está nosso filho de 9 anos que fica nervoso e agora quando vai fazer prova ou ir para alguma apresentação da escola passa mal. Isso tem alguma relação com o que ele está vivendo? O que posso fazer? Obrigada. Maria.

A melhor resposta 11 JAN 2016

Olá Maria José. Na maioria das vezes comportamentos estranhos dos filhos (que não fazia antes) revelam um problema que acontece no ambiente familiar. Ainda assim, você deve procurar ajuda psicológica para seu filho para ele aprender a lidar com essas situações e a se fortalecer. É importante que você e seu marido conversem e aprendam a resolver os conflitos de maneira saudável, através da conversa. Se não for possível, busquem ajuda profissional para ambos, tanto individualmente como em casal. A terapia poderá auxiliá-los nessa dificuldade.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

11 JAN 2016

Maria José, bom dia. Muito provavelmente seu filho está sendo influenciado negativamente pelas brigas que está presenciando. Aconselho uma terapia de casal para vocês ou se não for possível, uma terapia individual para ele. As duas iniciativas irão ajudar seu filho.abs,Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

7 JAN 2016

Olá Maria,
Para afirmar se tem alguma relação, seria necessário uma investigação mais detalhada. Mas pode sim, ter relação com o que seu filho está vivendo dentro de casa. Afinal, se você estivesse no lugar de seu filho de 9 anos, como acha que seria ver seu pai brigando com a mãe? Provavelmente não seria a situação mais alegre de estar presenciando nessa idade.
De qualquer forma, sugiro procurar ajuda de um psicólogo(a) para aprofundar, amenizar ou até mesmo solucionar estes conflitos.

João Lucas Xavier Schüler Psicólogo em Florianópolis