Meu filho diz que quer ser princesa. O que fazer?

Feita por >Sulaní · 29 jan 2020 Orientação sexual

Meu filho acabou tem 4 anos mas há cerca de 1 fala que quer ser princesa, usa meus sapatos, coloca a toalha na cabeça pra dizer que é cabelo, adora vestidos, desenhos de bonecas e etc. O que eu devo fazer? Nao sei como lidar com esse comportamento. Não quero incentivar mas também proibir é absurdo! Ele é só uma criança. Meu marido briga muito.

A melhor resposta 30 JAN 2020

A melhor maneira para você poder orienta-lo é você obter um maior entendimento das construções sociais e entender quais são suas angústias, procure um Terapeuta SEXUAL ou um psicólogo especializado em sexualidade humana. Criança não faz julgamentos, eles são espontâneo a maldade está nos adultos, o fato dele admirar uma princesa não está ligado com a questão de identidade de gênero ou orientação sexual pelo menos nesta idade. Onde foi que aprendemos que existe brincadeira de meninos e meninas?

Eliane Santos Rosa Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

2 MAR 2022

Ola Sulani, boa tarde.
Como está o seu filho hoje?

Thiago Psicólogo em São Paulo

1 resposta

9 FEV 2020

Olá Sulani, tudo bem?

Olha, com somente 4 anos a criança não tem autonomia ainda de escolher sua opção sexual. Se ele é um menino o trate como menino ainda. Você mesmo pode instruí-lo dizendo " Olha, quem usa toalha na cabeça é a mãe, pois as mulheres tem um cabelo maior que os dos homens, e você como é menino não precisa disso". Outro exemplo: " Olha, a mãe usa vestido porque a mãe é mulher, você não precisa disso, pois você é menino". Vá explicando isso a ele, mas tudo de forma sutil e paciente.
Nada contra o homossexualidade, pois as vezes nem há como prever isso. Mas se incentiva-lo a fazer o que quer poderá trazer futuras complicações ao estado emocional e/ou psíquico dele.

Abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

30 JAN 2020

Sulani
O pai deve procurar estar presente na vida do filho, ele pode ter somente a tua referência. Ele, provavelmente observa que a mulher é mais valorizada, elogiada, admirada. A criança também quer ser uma pessoa importante. É bom não colocar muita carga emotiva no que ele faz, não incentivar e não dar bola. Quanto mais voces ficarem preocupados, mais ele se liga porque vê que está agradando.
Depois a vida se encarrega de ajustar. Ele vai brincar com outras crianças, outros meninos e vai se identificar com eles.
Mas é importante o pai estar presente; Ele só tem 4 anos e ainda a mãe é referência na vida dele.

5817 respostas

30 JAN 2020

Olá! Sulaní! Grato por participar. As crianças nessa idade imitam os adultos, não apresentam clara referência de masculino/feminino. Um fato que pode estar acontecendo é pouco contato com modelos masculinos. É sempre interessante ofertar convivência, de maneira equilibrada, com modelos masculinos, éticos e equilibrados com o encontro entre a expressão da cultura e do corpo conforme os parâmetros comuns. Persistindo a questão será interessante você aprofundar a reflexão com um psicólogo, antes de qualquer interferência direta com a criança. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

30 JAN 2020

Olá Sulani
São curiosidades de uma criança . Isso é absolutamente normal e muito comum. Siga em paz .

Fabiano Nabuco Psicólogo Psicólogo em São Paulo